Juazeiro/BA, 23 de setembro de 2020


Covid-19

Workshop sobre manejo de caprinos e ovinos é realizado no distrito Pinhões

ASCOM em 22/jul/2019

Lene Radina/ Ascom ADEAP

Produtores, estudantes e técnicos da pecuária participaram no último sábado (20), no Colégio Raimundo Clementino no distrito de Pinhões, do workshop sobre ‘Manejo de Caprinos e Ovinos’ e integra a programação de todas as feiras distritais.

O evento que antecede a XII Feira de Caprinos e Ovinos de Pinhões é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e da Associação dos Produtores Rurais do Vale do Rio Curaçá (APROVRIC).

Para o produtor Flávio Luiz da comunidade de Lagoa do Boi, as palestras foram de fundamental importância para o público presente. “Foi um prazer participar dessa dinâmica sobre vacinação animal e como aplicar o medicamento correto. São informações de grande importância que vou empregar em minha propriedade. Além disso, recebemos orientações sobre a alimentação adequada para cada categoria animal e a importância da mineralização (sal mineral) dos nossos rebanhos. Todos os envolvidos estão de parabéns”, declarou.

Na ocasião foram abordados quatro temas: Requisitos Sanitários para Participação em Eventos Agropecuários, Nutrição Animal – mineralização, Creep Feeding, alimentação por categoria, e Manejo Sanitário Preventivo – principais doenças recorrentes no Território Sertão do São Francisco, Calendário de Vacinação, Vacinas Recomendadas para o Território Sertão do São Francisco, Cuidados e Práticas de Aplicação de Vacinas.

De acordo com o diretor de pecuária da ADEAP, José Wilson Chaves (Chaveco), “o workshop tem abordado temas de suma importância para o manejo sanitário preventivo dos rebanhos, proporcionando assim uma melhor sanidade para os animais e consequentemente uma melhor produção e retorno econômico”, disse.

Segundo o médico veterinário Salvador Santana Júnior, a maioria dos produtores não fazem o manejo correto da aplicação das vacinas e alerta para a importância desse manejo. “Infelizmente muitos não aplicam o reforço obrigatório conforme as recomendações do fabricante, além de não fazerem o manejo adequado para a conservação das vacinas ou a esterilização correta dos equipamentos utilizados, como seringas e agulhas. Através do workshop podemos esclarecer todas essas questões, bem como demonstrar os procedimentos a serem praticados”,

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Feliz, “o evento tem ampliado a base de conhecimentos dos criadores de caprinos e ovinos, fortalecendo o setor em toda região”.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro