Workshop sobre ‘Manejo de Caprinos e Ovinos’ é realizado em Itamotinga

Lene Radina/ ASCOM ADEAP

A comunidade de Guanhães, povoado de Itamotinga, recebeu no último sábado (18), o workshop sobre ‘Manejo de Caprinos e Ovinos’, evento que integra a programação de todas as feiras distritais e antecedeu a VIII Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Itamotinga que será realizada de 07 a 09 de junho, na comunidade de Cacimba do Silva.

O workshop contou com palestras sobre: Requisitos sanitários para participação em eventos agropecuários e emissão de GTA online; Ordenha Higiênica em Cabras Leiteiras sobre Manejo Sanitário Preventivo que foi subdividido em Principais doenças recorrentes na região e Calendário de vacinação, vacinas recomendadas para o Território Sertão do São Francisco, cuidados e prática de aplicação de vacinas.

“Nosso objetivo é ampliar a base de conhecimentos dos criadores de caprinos e ovinos, fortalecendo o setor em toda região. Hoje além das feiras, o setor de pecuária da ADEAP tem investido na capacitação gastronômica dos empreendedores da zona rural, bem como no manejo adequado dos animais”, explicou o diretor de Pecuária, José Wilson Chaves (Chaveco).

Sobre a palestra ‘Ordenha Higiênica em Cabras Leiteiras’, a veterinária Sheina Campos, explicou que teve “a oportunidade de passar para os produtores dessa região, a importância de se obter um leite de qualidade para consumo humano, através de etapas iniciais como os cuidados antes de iniciar as ordenhas das cabras, orientações para ordenhador, os primeiros animais a serem ordenhados de acordo com os aspectos clínicos, dentre outras etapas”, explicou Sheina.

O zootecnista e mestrando da UNIVASF, Telisson Ribeiro Gonçalves, falou sobre a importância do calendário de vacinação dos animais. “Demos destaque à realização do trabalho preventivo que engloba as vacinações contra as doenças mais recorrentes na região garantindo assim, a sanidade dos rebanhos caprinos e ovinos. Além disso, destacamos os cuidados com a manipulação dessas vacinas bem como a dosagem e o reforço recomendado”, informou.

Cerca de quarenta pessoas, entre estudantes e produtores participaram do evento.  De acordo com o produtor Adailton Almeida Alves, as palestras têm enriquecido muito os trabalhos desenvolvidos com os animais. “Nós temos o conhecimento popular, mas existe a necessidade de adquirirmos o conhecimento técnico científico que nos auxilia a realizar o manejo correto dos animais. Hoje tive acesso a informações importantes sobre vacinas, manejo, ordenha e requisitos sanitários. Agradeço a todos os envolvidos”, frisou.

O evento é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Cacimba do Silva e Sertãozinho. Para o secretário da ADEAP, Tiano Felix, o conhecimento é a principal ferramenta para o sucesso em qualquer seguimento produtivo. “Temos feito um trabalho completo para o desenvolvimento do município que vai desde disseminar o conhecimento, através de capacitações, cursos e palestras, a oferecer condições de comercialização dos produtos, agregando valor aos mesmos. As feiras já são uma realidade de sucesso e o workshop só tem enriquecido ainda mais essa ação”, afirmou Tiano.

 

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo