Juazeiro/BA, 19 de setembro de 2020


Covid-19

Workshop com concluintes de cursos profissionalizantes desenvolvidos pela Prefeitura de Juazeiro movimenta centro comercial

ASCOM em 04/out/2019

Gardennia Garibaldi/SEDUR

Geração de renda e possibilidade de exercer uma nova profissão são objetivos em comum dos alunos dos cursos gratuitos de Confeitaria e produção de doces e salgados, oferecidos pela Prefeitura de Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), que participaram nesta sexta-feira (04) de mais uma etapa da capacitação. Com um workshop os concluintes certificados das 2 últimas turmas dos cursos tiveram a oportunidade de expor e comercializar tudo que aprenderam a produzir.

O evento aconteceu na Praça 15 de Julho (ao lado do Paço Municipal), atraiu a atenção da população e movimentou o centro comercial da cidade. Entre os quitutes comercializados estavam: bolos, tortas, pães, pastel de forno, enroladinho, brigadeiros, bolo de pote e várias outras guloseimas. Animados com a possibilidade de colocar em prática o aprendizado, e compartilhar os conhecimentos adquiridos com os visitantes, os alunos se mostraram orgulhosos das produções que aprenderam a fazer.

Laiane dos Santos é uma delas. “Sempre tive vontade de fazer o curso de confeitaria, mas não tinha condições financeiras, apareceu essa oportunidade e hoje estou aqui comercializando o que aprendi a fazer. Essa programação foi maravilhosa, não apenas para minha qualificação, mas para minha alma. Aprendemos muito. Já estou recebendo encomendas e fazendo bolos e doces para vender, agora já sei sobre pães e outras técnicas. Com certeza este curso vai ajudar a começar meu negócio e aumentar minha renda”, destaca.

Todas as etapas de capacitação inclusive a participação no workshop foi motivo de alegria e esperança no futuro para os concluintes. O aluno João Paulo optou pela capacitação em fabricação de doces e salgados, ele afirma que aprendeu muitas técnicas e já está de olho no mercado de trabalho. “Essa é uma área que me identifico, já trabalhei em panificação, atualmente estou desempregado e vi no curso a oportunidade de me profissionalizar e futuramente montar uma lanchonete. Os cursos são muito bons e a iniciativa da gestão municipal é muito boa para oportunizar capacitação a quem tem interesse”, conta João Paulo.

O curso também está servindo para ampliar os horizontes de quem já atua na área de gastronomia. Dona Maria Onilza é um dos exemplos, ela já comercializava doces, salgados e lanches em geral. “O curso atendeu todas as minhas expectativas. Aprendi muito e, agora, eu não preciso mais de um fornecedor de doces e salgados, aprendi a fazer, vou expandir minhas vendas. Agora além de vender eu mesmo vou produzir”, ressalta animada dona Maria Onilza.

A diretora social da SEDUR, Graciele Gomes, explica que o workshop é uma das atividades que integram os cursos profissionalizantes oferecidos. “Essa é mais uma das etapas da capacitação oferecida aos alunos, pois além das aulas práticas no curso em que eles escolhem, ofertamos ainda todo o suporte para que os mesmos sejam inseridos no mercado de trabalho. O workshop é voltado para a comercialização, ou seja: eles já aprenderam a produzir, agora estão aprendendo a comercializar e depois entramos com o auxílio na confecção dos currículos e encaminhamento para as agências de emprego e mercado de trabalho”, explica Graciele Gomes.

O titular da SEDUR, Hemerson Guimarães, fez questão de prestigiar o evento e falou da alegria em ver a transformação que não só as obras, mas também as ações sociais estão promovendo na vida da população dos moradores da Poligonal Urbana. “É com imensa satisfação que vemos a atuação positiva da população atendida pelas ações do Projeto Técnico Socioambiental da Intervenção da Poligonal. Ficamos orgulhosos de ver alunos dedicados para adquirir uma formação e ingressar no mercado de trabalho. Essa tem sido uma determinação expressa do nosso prefeito Paulo Bomfim, de não só executar obras, mas principalmente de integrar a população ao desenvolvimento proporcionado pela chegada dessas obras”, pontuou o secretário de Obras Hemerson Guimarães.

O Projeto – Todo o Projeto Técnico Socioambiental é executado por uma empresa terceirizada e contratada por meio de processo licitatório (Exata), as ações de mobilização social compreendem uma série de ações como: palestras, atividades culturais, capacitações profissionais, e são coordenadas pela equipe técnica social da SEDUR.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro