Juazeiro/BA, 27 de setembro de 2020


Covid-19

Viver com Saúde já levou atendimento a 500 pessoas da sede e interior e nesta terça chegou ao posto do Santo Antônio

ASCOM em 03/mar/2020

Luiz Hélio/Sesau

Lançado em dezembro de 2019 pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria da Saúde e sob a coordenação da médica e vice-prefeita Dulce Ribeiro, contando ainda com a participação do cardiologista Jeová Cordeiro e da endocrinologista Maria Áurea Ramalho, o programa Viver com Saúde foi criado para fortalecer a atenção básica prestando atendimento especializado a pacientes da rede municipal com foco na prevenção e cuidados com o diabetes, a obesidade e a hipertensão. Em 13 edições, incluindo a edição realizada nesta terça-feira (3) na UBS do Santo Antônio, cerca de 500 pessoas foram beneficiadas com palestras educativas, avaliações médicas e exames.

“Primeiro oferecemos um treinamento para nossas equipes de saúde da família com a equipe do Cedeba – Centro de Referência Estadual para Assistência ao Diabetes e Endocrinologia. Em seguida, começamos as visitas aos postos de saúde da sede e do interior ofertando o serviço aos usuários com informação, consulta e tratamento. Essa é mais uma importante iniciativa da gestão municipal visando melhorar cada vez mais a vida das pessoas levando saúde de qualidade”, explicou a cardiologista e vice-prefeita Dulce Ribeiro, coordenadora do programa que virou Lei Municipal em novembro de 2019, aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Paulo Bomfim.

A partir de uma identificação prévia realizada pelos agentes de saúde da família, pacientes com histórico familiar de diabetes ou hipertensão e que não fazem tratamento ou nunca foram diagnosticados; obesos e pessoas que apresentam diversos sintomas inerentes a essas doenças, são cadastrados e encaminhados para o programa.

“A primeira e importante questão que nós identificamos durante as palestras é como esses pacientes ficam surpresos com esclarecimentos simples que os ajudam a entender melhor como encarar a doença. A partir daí eles ficam decididos a cuidar bem da saúde começando por uma alimentação controlada e prática permanente de atividade física – para a fase de prevenção e controle, além de seguir rigorosamente o tratamento para aqueles que já são diabéticos ou hipertensos”, informou a endocrinologista Maria Áurea Ramalho.

Moradora do Santo Antônio, a pedagoga Zenilce de Castro aproveitou a passagem do Viver com Saúde pelo posto do bairro para buscar informação e se consultar com a endocrinologista. “Temos de entender que nosso corpo precisa de cuidados e para uma qualidade de vida melhor é necessário cuidarmos da saúde. Esse programa da Prefeitura é bastante oportuno porque além de bastante acessível, é muito esclarecedor e eficaz. Fui convidada pela agente comunitária e estou muito feliz porque posso me prevenir e evitar problemas graves no futuro”, constatou.

Para o estudante Enilton Júnior, que é obeso desde a adolescência e chegou a ser Rei Momo no último carnaval da cidade,  o programa é uma oportunidade para cuidar melhor da saúde. “Vim aqui hoje porque estou tentando emagrecer aproveitando a grande iniciativa da gestão Paulo Bomfim que está trazendo para a nossa comunidade essa ação com muitos benefícios a todos”, afirmou Enilton.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro