Juazeiro/BA, 23 de setembro de 2020


Covid-19

Visita de representante de Associação Filantrópica ao CERPRIS em Juazeiro finaliza com parceira de doação de cadeiras de rodas

ASCOM em 10/jun/2019

Débora Sousa/SESAU

Representantes da Secretaria da Saúde do Município de Juazeiro e equipe do Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (CERPRIS), se reuniram nesta segunda-feira (10) com o representante da Associação da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no Brasil, Elder Móttola, residente em São Paulo. Ele representa a Associação da entidade religiosa, que realiza projetos humanitários em diversas áreas.

O objetivo é analisar a situação do atendimento oferecido pelo CERPRIS, com finalidade de melhorar o serviço de mobilidade, através de doação de cadeiras de rodas para pessoas portadoras de deficiências físicas. Uma primeira visita da associação filantrópica aconteceu em setembro de 2018 e o retorno nesta segunda-feira reascendeu a esperança para aprovação e parceira da instituição com a Prefeitura de Juazeiro.

Participaram da reunião a secretária da Saúde Fabíola Ribeiro, a superintendente da Atenção Especializada Cilene Duarte, a superintendente de Gestão de Pessoas Lorena Pesqueira, a gerente de Educação Permanente Clenilda Ananias, a gerente do CERPRIS, Nirley Soares e a fisioterapeuta Marcela Cisne. Também estiveram presentes neste segundo encontro o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, José Wilson dos Santos e o presidente do Conselho Municipal dos Idosos, Orlando Barros.

De acordo com Elder Mótolla, o CERPRIS Juazeiro está inserido no pensamento do projeto. “Nós saímos daqui hoje com um plano de ação em que o CERPRIS vai verificar as necessidades reais que existem de cadeirantes na região e nos passar algumas informações para que possamos aprovar na sede da igreja. Uma vez tendo feito isso, assinaremos o acordo de parceira por um ano, onde vamos capacitar os profissionais do CERPRIS e assim, otimizar na prescrição de cadeiras, no acompanhamento dos cadeirantes”, explicou.

Em um levantamento médio apresentado no encontro, a demanda de pacientes com necessidades de cadeiras de roda passa de 300 unidades. “Nós não temos um número especifico, ele será baseado na necessidade do CERPRIS, sabemos que existe uma necessidade demanda e esse número incluiu na nossa oportunidade de contribuir. Esperamos que todos sejam contemplados”, pontuou Elder Móttola.

A secretária Fabíola Ribeiro agradeceu e celebrou a nova parceria. “Saímos daqui hoje com um demonstrativo da parceira. Vamos agora analisar junto ao nosso jurídico para, logo em seguida, estando todos os termos ajustados, seguirmos para a assinatura. Assim que tudo estiver oficializado, vamos começar a trabalhar para receber a equipe que vem capacitar os nossos profissionais e também os usuários que serão beneficiários das cadeiras de rodas. Esperamos que, até o fim do ano, tenhamos esses equipamentos com os nossos usuários”, prevê a Secretária da Saúde de Juazeiro.

Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência em Juazeiro, José Wilson fala da emoção em ver um sonho torna-se realidade “Agora estamos concretizando. Nós tivemos essa oportunidade de conhecer o projeto e provocar a gestão para que fosse realizado aqui. Mais do que doação de cadeiras de rodas a nossa alegria maior é perceber que essas pessoas terão oportunidade de liberdade, terão oportunidade de exercer seu direito constitucional de ir e vir, de conseguir uma participação na sua vida social mais afetiva. A nossa alegria é saber que essas vidas serão mudadas a partir da recepção desses equipamentos”, descreveu.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro