Juazeiro/BA, 28 de setembro de 2020


Covid-19

Vila Jacaré recebe a 187ª edição do programa Caravana da Saúde

ASCOM em 16/out/2019

Cássio Viana/ estagiário SESAU

Nesta quarta-feira (16), a 187ª edição do programa Caravana da Saúde, contemplou os moradores do bairro Vila Jacaré.  Ao todo, foram registrados 95 atendimentos na unidade básica de saúde do bairro, onde a população teve acesso a consultas com clínico geral, endocrinologista, dermatologista e odontologista, além de exames laboratoriais e eletrocardiogramas.

De acordo com a secretária de saúde de Juazeiro, Fabíola Ribeiro, a caravana é um programa prioritário da gestão do prefeito Paulo Bonfim, uma vez que atende todos os bairros da cidade. “Já viemos aqui nesta unidade em outro momento e isso mostra que continuamos com o objetivo de diminuir as demandas reprimidas da gestão na parte de rede especializada pra que a gente consiga de forma direta diminuir essas demandas e melhorar a qualidade da assistência para a população.”, evidencia.

O programa surgiu há três anos e desde então, quase 40 mil atendimentos à população já foram realizados. “A nossa caravana completa hoje a 187° edição, o que revela o sucesso do programa em reduzir as demandas reprimidas da gestão. Com isso, várias demandas estão sendo zeradas nas unidades, no entanto elas continuam a surgir. Assim, é importante persistirmos nesse objetivo para atender melhor a nossa população”, afirma a médica, vice-prefeita e coordenadora da Caravana da Saúde, Dulce Ribeiro.

Ela também ressaltou a iniciativa do governo do Estado da Bahia, que trará para Juazeiro a 30° edição da Feira Cidadã, que vai oferecer diversos procedimentos médicos básicos e especializados, como cirurgias eletivas, além de várias ações de cidadania. “Temos que fortalecer esse tipo de iniciativa para que as pessoas da nossa comunidade não precisem esperar tanto por um procedimento eletivo.”, concluiu.

Quem aprovou a iniciativa foi a pedagoga e moradora do bairro, Cristina Maria Paixão, que já participa do programa pela segunda vez e, na ocasião, foi fazer, junto com sua filha, exames laboratoriais e de eletrocardiograma. “Essa iniciativa é muito importante porque nos traz agilidade e facilidade. Em um turno só, consegui resolver várias necessidades médicas minhas e da minha família”.

A doméstica e cuidadora Ivanilde Ribeiro dos Santos foi acompanhar uma idosa num exame de eletrocardiograma e se mostrou bastante satisfeita com a ação. “Esse programa têm facilitado muito porque a gente não precisa ir para longe, nem fazer marcações para fazer as consultas e exames”, justifica.

Outra moradora que também comemorou o programa foi a dona de casa Olinda Pereira, que realizou consulta com o cardiologista. “É muito bom. Não tenho o que dizer daqui do postinho, me tratam muito bem toda vez que venho aqui. Eles me atendem a qualquer momento que eu precisar de vim aqui.”, finalizou.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro