Juazeiro/BA, 04 de dezembro de 2020


Covid-19

Vigilância Sanitária capacita ambulantes inscritos para comercializar alimentos no Carnaval de Juazeiro

ASCOM em 08/mar/2017

Andréa Meireles/PMJ

Na manhã desta segunda-feira (30), a equipe da Vigilância Sanitária realizou treinamento com os ambulantes inscritos para comercializar alimentos durante o Carnaval de Juazeiro, que será de 10 a 12 de fevereiro. Na ocasião, a Polícia Militar também capacitou os vendedores sobre os aspectos de segurança relacionados aos comerciantes durante o período de folia.

As palestras aconteceram no auditório da Secretaria de Educação (Seduc) e contou com 55 participantes. A capacitação foi ministrada pela gerente de vigilância sanitária e ambiental, Luciana Ribeiro, e pela engenheira de alimentos, Ana Paula Panassolo. Os ambulantes foram informados sobre noções básicas de higiene e de manipulação de alimentos. Para facilitar o entendimento, foi realizada uma apresentação sobre todas as diferentes áreas, como espetinho, acarajé, lanches e cachorro quente.

Ana Paula Panassolo salientou que, durante o percurso do Carnaval, não será permitida a manipulação de alimentos. “Eles não terão uma estrutura adequada para isso no local da festa, logo terão que manter a boa higiene dentro de casa. Também indicamos a utilização de copos e talheres descartáveis, além de destacarmos a necessidade de haver um álcool em gel nas barracas, para garantir a higiene das mãos”, informou.

Com relação à segurança, o tenente Nelson Martins, da CPRN, alertou acerca dos cuidados com o armazenamento dos utensílios necessários para produção de alimentos. “Orientamos que objetos como facas, canivetes, bastões e até mesmo o palito usado no espetinho devem ser mantidos longe do alcance dos consumidores. No caso do espetinho, a carne deve ser servida em um saquinho ou em um prato descartável”, disse.

A ambulante Derineide Neves participou da capacitação e afirma já estar dentro do padrão exigido. “Eu e meu esposo já preparamos tudo do mesmo jeito que a vigilância orientou. Foi muito bom ver que estamos fazendo tudo certo”, exclamou satisfeita.

CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO

Todos os participantes da capacitação receberam certificados da Secretaria de Saúde e da Polícia Militar. Os ambulantes devem finalizar a inscrição entre os dias 01 e 03 de fevereiro, das 14h às 20h, na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano, localizada na Rua Oscar Ribeiro, s/n, Centro. Eles devem apresentar os certificados e o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) pago.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro