Juazeiro/BA, 28 de setembro de 2020


Covid-19

Vacinação contra Influenza: Idosos e profissionais de saúde poderão se vacinar em postos de saúde e escolas municipais a partir desta segunda-feira (23) munidos de documento comprovatório

ASCOM em 22/mar/2020

Fabiana Diniz/SESAU

A Secretaria da Saúde, em conjunto com a Secretaria de Educação e Juventude, definiu as escolas municipais que serão utilizadas como ponto de apoio na campanha nacional de vacinação contra Influenza que começa manhã (23), e atenderá idosos e profissionais de saúde na primeira fase. A decisão de utilizar as escolas na vacinação foi tomada pelo Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 e ao H1N1 e publicada em decreto na última sexta-feira (20). O objetivo é evitar aglomerações nos postos de saúde.

Além das Unidades de Saúde, serão utilizadas como ponto de vacinação mais 48 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e escolas da rede, localizadas tanto na sede como no interior do município. “São unidades escolares com pátio, estrategicamente localizadas próximo às UBS e que nos darão esse importante apoio considerando o momento vivido”, destacou o superintendente de Atenção Básica, Gilberto Libório.

Nesta primeira etapa da vacinação serão atendidos apenas idosos (60 anos e mais) e profissionais da saúde, conforme determinado pelo Ministério da Saúde. A utilização das escolas pretende descentralizar a vacinação.

“Evitar aglomerações é medida essencial para impedir a disseminação dos vírus e a gestão tem somado esforços diariamente para que isso seja possível. Com a contribuição das escolas evitaremos que haja concentração de pessoas nos postos de saúde. Para isso precisamos também da colaboração da população e pedimos que somente os incluídos no grupo de idosos e profissionais de saúde compareçam a esses locais de vacinação”, frisou a secretária Fabíola Ribeiro.

Nas escolas, o horário de atendimento ao público-alvo da vacina será das 8h às 12h. Nos postos de saúde do interior o horário de vacinação será das 08h às 13h. Na sede as unidades de saúde seguirão funcionando em horário normal de atendimento. A Secretaria da Saúde ressalta que, havendo filas, é necessário que seja respeitado um metro de distanciamento entre as pessoas. Para a vacinação é necessário que os idosos apresentem um documento oficial com foto e caderneta de vacinação (caso tenha). Já os profissionais de saúde devem levar a carteira de registro do Conselho de Classe, espelho do contracheque ou outro documento que comprove vínculo.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro