Juazeiro/BA, 21 de setembro de 2020


Covid-19

Última caravana da saúde do mês de março atende moradores da área central em Juazeiro

ASCOM em 28/mar/2018

Débora Sousa/SESAU

Nesta quarta-feira, 28, a Secretaria Municipal de Saúde levou os atendimentos e serviços da Caravana da Saúde em sua 112ª edição e Caravana da Saúde da Mulher para a Unidade de Atendimentos do Centro, na Orla da cidade. Durante todo o mês de março a Caravana da Saúde da Mulher proporcionou atendimento especializado para as mulheres com 162 atendimentos registrados.

Nas primeiras horas da manhã os atendimentos especializados foram na área de ortopedia, endocrinologia, cardiologia, odontologia, atendimento clínico e ainda foram realizados exames laboratoriais e eletrocardiogramas. A população ainda realizou atualização do cadastro do Bolsa Família através da Estação Cidadania, serviço oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade – SEDES. A equipe de Educação para o Trânsito da Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes também esteve na unidade orientando os condutores e pedestres sobre o respeito no trânsito.

Para a dona de casa Jussara Xavier o melhor do programa é que não precisa gastar para ter os serviços. “O tempo de espera é pouco e todos os atendimentos são excelentes e gratuitos. Eu hoje vou fazer eletrocardiograma e passar pelo cardiologista, exame necessário para que eu possa fazer uma cirurgia. Só tenho a agradecer”, explicou.

À tarde as usuárias da unidade receberam a Caravana da Saúde da Mulher que neste mês de março levou para os bairros e distritos consultas ginecológicas e exames como citologia, colposcopia, ultra-som obstétrica. A equipe do Hospital Materno Infantil realizou ainda uma roda de conversa com as gestantes junto ao Projeto Boas Vindas.

Em sua primeira gestação, a estudante Fabiana de Oliveira falou da importância do atendimento e realização de exames na unidade. “Fui informada da Caravana da Mulher e vim fazer a meu primeiro ultrassom, já estou fazendo o meu pré-natal aqui na unidade e hoje vou saber como está meu bebê. Fico muito feliz por esse programa, que agiliza e muito os atendimentos”, descreveu.

Com o objetivo de reduzir as demandas reprimidas nas unidades de saúde o programa Caravana da Saúde já atendeu mais de 25 mil pessoas. No mês de março, em especial ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria lançou a Caravana da Saúde da Mulher. “A Caravana da Saúde da Mulher teve como objetivo atender as demandas do público feminino com consultas e exames, rodas de conversa através do Programa Boas Vindas onde as profissionais da maternidade responderam algumas perguntas e explicaram as mudanças tanto no corpo como na vida. Estamos trabalhando para melhorar cada dia mais o atendimento à nossa população”, concluiu a secretária de saúde Fabíola Ribeiro.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro