Juazeiro/BA, 05 de dezembro de 2020


Covid-19

Treinamento para profissionais do NASF aborda o cuidado humanizado à pessoa com lúpus

ASCOM em 18/maio/2020

Por Fabiana Diniz/SESAU

Dentro da programação do Maio Roxo – mês de conscientização sobre o lúpus, foi realizado na manhã desta segunda-feira (18), através da internet, um treinamento para profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). A atividade abordou o cuidado humanizado à pessoa com lúpus.

O treinamento envolveu cerca de 20 profissionais e segundo os organizadores foi um momento de falar sobre humanização, cuidado integral e fortalecimento de rede. “Foi uma oportunidade de integração entre profissionais e de tirar dúvidas. Falamos sobre experiências pessoais no acolhimento às pessoas com lúpus e foi uma ocasião para aprender mais e fortalecer a atenção básica nesse cuidado inicial”, afirmou a superintendente de Gestão de Pessoas, Lorena Pesqueira.

Para a psicóloga do NASF, Clarita Gomes, foi “importantíssimo, pois a atualização profissional sobre o cuidado à pessoa com lúpus é mais uma forma de garantir o direito à qualidade de vida desses pacientes, além proporcionar novas ferramentas para discutir, com as equipes de saúde da família, a inclusão dessas pessoas na organização das atividades e dos atendimentos das unidades básicas de saúde”, disse.

De acordo com a facilitadora do treinamento, a psicóloga Fabiana Bezerra, atividades como esta demonstram a importância da participação popular na construção de políticas públicas que contemplem todos os segmentos. “Foi um momento proveitoso e esperamos que os profissionais possam, cada vez mais, ofertar um cuidado mais humanizado às pessoas com lúpus dentro de seu território. É importante lembrar que essas atividades são fruto da luta de pacientes para a implantação da primeira política pública específica para a pessoa com lúpus em Juazeiro. Foi com essa luta que criamos e se tornou lei municipal: a Semana de Atenção à Pessoa com Lúpus. A participação social é fundamental para termos um SUS como queremos”, ressaltou.

A programação do maio roxo continua durante todo o mês com uma programação completamente virtual em consequência das medidas restritivas de combate ao novo coronavírus adotadas no município.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro