Juazeiro/BA, 22 de setembro de 2020


Covid-19

Titular da ADEAP participa de encontro para apresentação das ações 2020 do setor do agronegócio em Juazeiro

ASCOM em 18/fev/2020

Lene Radina/Ascom ADEAP

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária Elayne Borges, participou nesta terça-feira (18) de reunião ministrada pelo Sebrae para apresentação das ações 2020 do setor do agronegócio no Centro de Excelência da Fruticultura – SENAR em Juazeiro.

Na ocasião o gerente do Sebrae Juazeiro, Carlos Cointeiro apresentou os trabalhos do plano de ação Agronordeste, lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e criado para impulsionar o desenvolvimento econômico, social e sustentável do meio rural, além de destacar a importância da parceria do Banco do Nordeste, CAR, SENAR, Embrapa, Banco do Brasil, ANEEL, Sistema OCB, dentro outros.

“Um dos grandes gargalos do setor é a falta de organização dos produtores da região, mas acredito que na contramão dessa problemática temos um maior interesse dos jovens em se envolver diretamente nas atividades rurais. Isso ajuda a diminuir o êxodo, fazendo o homem do campo continuar no campo”, frisou Carlos Cointeiro.

Os pontos discutidos na ocasião foram: difundir o conhecimento especializado e tecnologias para o fortalecimento técnico de pequenos negócios, estimular o empreendedorismo, produzir e disseminar inteligência estratégia para tomada de decisão, incluir e fortalecer a transformação digital e estimular redes de cooperação.

Os setores trabalhados pelo plano são fruticultura, ovinocaprinocultura, avicultura, aquicultura, extrativismo sustentável, dentre outros. “O agronegócio gera mais de 30% de todos os empregos do Brasil, precisamos focar ainda mais nos nossos produtores rurais, pois eles fazem a diferença e as coisas acontecerem nesse país”, observou Thyara Ribeiro, diretora do Centro de Excelência em Fruticultura – SENAR.

Para a titular da ADEAP, Elayne Borges, desenvolver políticas públicas que valorizam o produtor rural é de fundamental importância. “Todos estão unindo forças para buscar o desenvolvimento das cadeias produtivas. Esse encontro só tende a fortificar ainda mais essa discussão e acredito que a união de todos ajudará os produtores da região”, observou.

Estiveram presentes no encontro, representantes da Codevasf, Sindicato dos Produtores de Juazeiro, Embrapa Semiárido, Sebrae, Prefeitura de Juazeiro, Banco do Nordeste, Performance Agro e Capritec.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro