Juazeiro/BA, 28 de setembro de 2020


Covid-19

Testes rápidos do mapeamento do status imunológico são realizados em profissionais das forças de segurança em Juazeiro

ASCOM em 05/jun/2020

Débora Sousa/ SESAU

Nesta quinta-feira (04), a Secretaria da Saúde realizou os testes rápidos para mapeamento do status imunológico dos profissionais das forças de segurança, iniciando com a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar. O objetivo do mapeamento do status imunológico é testar os profissionais da linha de frente no enfrentamento ao novo coronavírus, a exemplo da saúde, segurança, limpeza, ordenamento urbano, trânsito e imprensa.

Somente nesta quinta feira, 344 profissionais das duas corporações realizaram o teste rápido e, destes, 12 tiveram resultado positivo para o novo coronavírus. As forças de segurança, assim como todos os demais servidores de limpeza, ordenamento, trânsito e demais departamentos municipal, estadual e federal estão ativos no enfrentamento à COVID 19 desde os primeiros decretos instituídos pelo Prefeito Paulo Bomfim ainda em março.

A GCM Diomar Rodrigues da Silva fala da satisfação em poder realizar o teste. “Sabemos que esse teste faz parte de um mapeamento, onde nós estamos sendo testados mesmo assintomáticos. Estamos no enfrentamento ao coronavírus desde o início, temos contato direto com a população e até então não havíamos sentido nenhum sintoma que levasse à suspeita da COVID, mas com o teste ficamos mais tranqüilas”, explicou.

O comandante da GCM, Israel Marcos também elogiou a testagem nos profissionais. “Estamos todos trabalhando para combater a COVID 19. Saímos todos os dias de nossas casas, deixamos nossas famílias para levar mais segurança à população. Tememos também esta doença, mas o nosso compromisso com os juazeirenses é maior, por isso acho louvável esta testagem em nossos profissionais”, destacou.

Para a superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, através do mapeamento do status imunológico é possível que novas estratégias de enfrentamento a COVID 19 sejam elaboradas. “Este mapeamento vai demonstrar como o vírus tem sido transmitido e como vem se propagando na zona urbana e rural da cidade. Em Juazeiro iniciamos este mapeamento com os profissionais da urgência e emergência da UPA – referência para a doença e seguimos agora com a Guarda Municipal e Polícia Militar e continuaremos com as demais forças de segurança, limpeza, ordenamento, trânsito e imprensa”, destacou.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro