Juazeiro/BA, 11 de dezembro de 2018


Sistema para iluminação começa a ser implantado no Parque Fluvial de Juazeiro

ASCOM em 06/dez/2018 -

Por Gardennia Garibalde/SEDUR

A iluminação pública é essencial à qualidade de vida nos centros urbanos, pois permite aos habitantes desfrutar, plenamente, do espaço público no período noturno. Com base na garantia desse benefício a Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) iniciou esta semana a instalação dos eletrodutos para iluminação do Parque Fluvial.

A equipe técnica da SEDUR responsável pelo acompanhamento da obra explica que 180 luminárias em Led serão implantadas para promover a iluminação do Parque Fluvial, “sendo 100 luminárias com potência de 200W implantadas nos postes já existentes na área superior da Orla. As outras 80 com potência de 150W serão distribuídas na extensão do paredão da Orla e quadras poliesportivas, todas com o foco voltado para o Parque Fluvial, promovendo assim a iluminação do equipamento”, explica o engenheiro civil Lucas Souza.

De acordo com o titular da SEDUR Hemerson Guimarães, do montante de R$ 3,5 milhões orçados para custear a obra, R$ 510 mil estão sendo destinados para a iluminação. “Atualmente estamos executando a instalação dos eletrodutos para passagem dos cabos de eletricidade e posterior instalação das iluminarias. Entendemos que a iluminação promove uma melhor imagem da cidade, favorecendo o turismo, o comércio e o lazer noturno, ampliando a cultura do uso eficiente e racional da energia elétrica, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da população. Por tudo isso projetamos para o Parque Fluvial uma iluminação moderna em Led”, destaca Hemerson Guimarães.

A estudante Maria do Rosário declara que a iluminação do Parque Fluvial vai promover a valorização de um espaço que até então está sendo subutilizado no turno noturno. “Mesmo com a obra em andamento vários espaços já estão sendo utilizados, como os parque infantis, as academias da saúde, quadras esportivas, e agora com a iluminação tudo isso vai poder ser usado a noite”, declara a estudante.

A obra do Parque Fluvial é uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, através da SEDUR, fruto de uma parceria do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA) do Ministério do Meio Ambiente e do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal. A intervenção tem como objetivo promover a revitalização física e paisagística de toda a área considerada como degradada da orla fluvial, no trecho entre o muro da Marinha e o início do bairro Angari, uma extensão de aproximadamente 3,5 Km.

Até o momento já foram executadas a implantação de academias da saúde, parques infantis, 98% da extensão da pista de Cooper, ciclovia em toda a extensão do parque, recuperação do campo de esportes, das quadras poliesportivas e de areia, implantação de novas escadarias de acesso e rampa de acessibilidade, implantação do piso em intertravado e pintura do teto na área do Terminal hidroviário.

As barracas que ficavam próximas à Marinha, já foram retiradas da margem do rio por questões ambientais e serão ordenadas e padronizadas na área da calçada que será ampliada. Atualmente está em execução a iluminação e a construção da pista de skate e ainda serão construídos o terminal hidroviário, os quiosques padronizados e área dos caiaques.

Logo-Juazeiro-BA-simples

Copyrigth © 2017 Prefeitura Municipal de Juazeiro