Juazeiro/BA, 19 de setembro de 2020


Covid-19

‘Sexta sem mosquito’ promove conscientização sobre os riscos do Aedes Aegypti no Mercado Arnaldo Vieira

ASCOM em 15/dez/2017

Daniela Duarte/AMA

Comerciantes do Mercado Arnaldo Vieira, no bairro Alto da Maravilha receberam na manhã desta sexta-feira (15), a visita dos Agentes de Endemias do município, para mais uma ação da campanha ‘Sexta sem Mosquito’. Neste Dia D de combate ao mosquito, a campanha do Ministério da Saúde tem o apoio dos governos dos Estados e municípios, e se propõe a chamar a atenção da sociedade para o combate e as conseqüências das doenças causadas pelo mosquito, bem como a importância de eliminar os focos do Aedes.

Cerca de 11 agentes realizaram a panfletagem e orientaram feirantes e consumidores no mercado sobre os cuidados no combate ao mosquito transmissor da dengue, Zica e chikungunya e da febre amarela. O feirante Carlos Alberto Ferreira trabalha há 30 anos com temperos secos no mercado e elogiou a ação. “A gestão está de parabéns por essa iniciativa. Muito importante essa união para eliminar o mosquito da dengue em nosso ambiente de trabalho e também em nossa comunidade”, disse o feirante.

O Diretor de Vigilância em Saúde de Juazeiro, Klynger Farias explicou que a ação acontecerá toda sexta-feira do mês de dezembro. “A campanha teve início na sexta-feira passada no Mercado Joca de Souza e tem como objetivo esclarecer a população sobre a prevenção na luta contra o mosquito Aedes Aegypti. Nossa meta é eliminar de vez o mosquito para que Juazeiro não venha a enfrentar uma epidemia como a que tivemos no ano de 2008”, observou Klynger.

O diretor da Autarquia Municipal de Abastecimento – AMA, considerou importantíssima a parceria de todos os envolvidos. “Agradecemos a Secretaria de Saúde por trazer essa campanha para dentro dos nossos mercados. Combater a dengue é dever de todos nós. Quanto mais ações realizarmos, mais saúde teremos. Pedimos aos nossos comerciantes que apliquem essas medidas simples nos seus estabelecimentos e em todo o mercado. Juntos conseguiremos vencer o mosquito”, externou Mitonho Vargas.

O mosquito Aedes aegypti é o transmissor da dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus – este último tem relação com a ocorrência de casos de microcefalia em bebês. O mosquito tem reprodução em águas paradas e ocasiona grandes números de casos em todo o Brasil, principalmente no verão.

Ainda dentro da ação no Mercado Arnaldo Oliveira, as equipes passarão às 17h com bombas costais para utilização do inseticida para o bloqueio do mosquito Aedes, e também da muriçoca. No dia 22 a campanha será nas dependências do Mercado do Produtor de Juazeiro.

 

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro