Setembro Amarelo: Prefeitura de Juazeiro realiza debate sobre prevenção e cuidado de pessoas com comportamento suicida  

Início Setembro Amarelo: Prefeitura de Juazeiro realiza debate sobre prevenção e cuidado de pessoas com comportamento suicida  

Setembro Amarelo: Prefeitura de Juazeiro realiza debate sobre prevenção e cuidado de pessoas com comportamento suicida  

Secretaria de Saúde

Autor: Secretaria de Comunicação - SECOM

Setembro Amarelo: Prefeitura de Juazeiro realiza debate sobre prevenção e cuidado de pessoas com comportamento suicida  

22/09/2023 17h22 Atualizado há 3 meses atrás


No mês de conscientização e prevenção ao suicídio, Setembro Amarelo, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), reuniu 73 profissionais de saúde para debater e se atualizarem sobre a temática. O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (22) no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

A formação foi ministrada pelo médico psiquiatra do CAPS ll, Ricardo Nogueira, pela psicóloga do CAPS ll, Jéssica Barbosa e pela enfermeira da Vigilância em Epidemiologia, Fernanda Amorim. Os palestrantes trataram de informações desde a abordagem ao paciente até dados epidemiológicos registrados em Juazeiro.

“A ideia foi trazer uma abordagem qualificada aos profissionais para que eles possam oferecer o cuidado devido a essas pessoas que estão em sofrimento, para protegê-los durante uma crise e como devem ser feitas as articulações com outros serviços da rede de assistência psicossocial. Também reforçamos a importância da notificação dos casos para desenho do cenário epidemiológico”, disse a Diretora de Saúde Mental de Sesau, Ana Ires Almeida.


Para o psicólogo e residente em Saúde Mental, Guilherme Costa dos Santos, o debate sobre o tema envolvendo categorias diferentes de profissionais e diversos serviços têm repercussões positivas na assistência. “É sempre importante discutir sobre suicídio, ideação, tentativas, especialmente articulando isso com uma rede e demais trabalhadores. Temos acompanhado, nos últimos anos, o aumento do comportamento suicida e muitos profissionais não sabem lidar com isso. Discussões como essas fazem com que os profissionais revejam suas práticas e repesem sempre visando a melhor assistência aos usuários e seus familiares”, comentou.

 

 

 


Texto: Marcela Cavalcanti – Ascom Sesau/PMJ
Fotos: Luan Medrado – Ascom/PMJ


Facebook Instagram Youtube