Juazeiro/BA, 18 de setembro de 2020


Covid-19

SESAU se reúne com representantes de saúde no Núcleo Regional em Juazeiro

ASCOM em 16/mar/2020

Débora Sousa/SESAU

Nesta segunda-feira (16), a Secretária da Saúde de Juazeiro, Fabíola Ribeiro, acompanhada da equipe de Vigilância em Saúde e Assessoria de Planejamento, se reuniu com representantes do Núcleo Regional de Saúde da Regional Norte e do Hospital Regional de Juazeiro. O encontro teve como finalidade o alinhamento e discussão das medidas já adotadas além de novos direcionamentos dentro da rede de saúde no município.

No conjunto das medidas gerais apresentadas pelo sanitarista da vigilância epidemiológica do NRS/Região Norte, Elder Coutinho, estão: reforço das orientações individuais de prevenção; isolamento domiciliar ou hospitalar por até 14 dias em casos suspeito de COVID 19; orientação para que quadros gripais leves não busquem a UPA ou Hospital Regional; reforço na utilização de equipamentos de proteção individual (EPI’s) para doentes; contatos domiciliares e profissionais de saúde.

Outros pontos apresentados se deram em relação à dispensação de medicamentos. A orientação é que as receitas tenham validade ampliada no período outono-inverno para reduzir o trânsito desnecessário nas unidades de saúde e farmácias. Além de evitar grandes eventos, viagens, cruzeiros, dentre outros ambientes que concentrem em ambiente fechado um número considerável de pessoas. Ficou acordado ainda que os serviços públicos e privados devam disponibilizar locais para lavar as mãos com freqüência, dispenser com álcool gel – concentração 70%, toalhas de papel descartáveis, ampliação de limpeza de piso, corrimão, maçaneta e banheiros com álcool 70% ou solução de água sanitária.

Para a secretária da Saúde, Fabíola Ribeiro, as medidas adotadas pela gestão municipal são de reforço e contingenciamento. “Desde a última sexta-feira o prefeito Paulo Bomfim já assinou um decreto onde suspende as aulas municipais, eventos de qualquer natureza, que exijam licença do poder municipal, com expectativa de público superior a 100 pessoas e hoje, estaremos adotando novas medidas preventivas no atendimento médico de nossos serviços”, explicou Fabíola.

Ainda segundo a secretária “o objetivo não é assustar nem deixar de atender as necessidades da população. São medidas preventivas para evitar a circulação e transmissão de infecções virais. Estamos com 25 casos suspeitos de H1N1, sendo cinco confirmados, com um óbito, 14 casos sob investigação, neste, dois óbitos ocorreram e não temos ainda a comprovação, e seis casos foram descartados. Sobre o COVID 19, notificamos três casos suspeitos e destes, dois já foram descartados e um ainda está em análise no LACEN de Salvador”, acrescentou.

Para o coordenador do NRS/Região Norte, Pedro Alcântara, a preocupação em nossa região é a mesma em todo o país. “Estamos permanentemente com a rede do Estado e do Município debruçados no plano de contingenciamento, nos preparando para o enfrentamento dessa nova doença, COVID 19. Pelas condições que o Estado e Juazeiro têm adotado, estamos preparados para enfrentar assim como fizemos com o sarampo, febre amarela e outras doenças infectocontagiosas. Essa equipe é competente e todos estão comprometidos com o bem estar e a saúde da população”, concluiu.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro