Juazeiro/BA, 26 de setembro de 2020


Covid-19

SESAU recepciona primeiras médicas residentes em medicina de família de Juazeiro

ASCOM em 27/mar/2018

Débora Sousa/ SESAU

As duas primeiras residentes em medicina de família oriundas de um projeto de residência municipal se apresentaram, nesta segunda-feira (26) à Secretaria Municipal de Saúde. As duas médicas irão atender as Unidades Básicas de Família e  consequentemente  aumentarão os atendimentos nas unidades.

As médicas já  iniciaram a residência e as unidades que receberam  as profissionais são: a unidade do Santo Antônio Mussambe e a unidade do Caic. Inicialmente elas passarão por um processo de conhecimento através da territorialização, onde irão participar de reuniões com as equipes da unidade, fazer levantamento e conhecer os problemas dos moradores da área, depois acompanharão os médicos da rede em situações diversas interna e externa a unidade.

As pioneiras nessa iniciação de Residência em Medicina de Família são baianas, ambas naturais de Remanso – BA e formadas ano passado – uma pelo Centro Universitário de Gurupi, estado de Tocantins e a outra pela Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba. Para Vanessa Gonçalves Bastnen a escolha por Juazeiro se deu por ser próximo da cidade natal. “Além de ser próximo também abrange mais conhecimentos. A partir dessa nossa iniciativa esperamos que mais pessoas sintam-se atraídas por Juazeiro”, explicou.

Para Luana Rodrigues de Masceno a escolha pela residência se deu porque a mesma já atua na área. “Eu sou médica do PSF, estava trabalhando em Monte Santo-BA pelo processo seletivo unificado de residência médica da Bahia. Eu consigo ficar próxima dos meus familiares e agregar conhecimento. Em pouco tempo de experiência o que mais me motivou escolher essa área foi o contato com o paciente. Essa é a minha primeira residência, depois quero fazer na área de cirurgia”, explicou.

As médicas foram recepcionadas pelo Assessor Técnico da SESAU, o médico Álvaro Pacheco e a médica de Saúde da Família e Coordenadora da Residência de Medicina de Família e Comunidade, Allana Moreira. O Assessor Técnico  afirma ser uma grande conquista para o município. “Nós fizemos um projeto para que tivesse residência médica em Juazeiro e foi aprovado. Criamos a comissão de residência, as residências em medicina da família e comunidade, isso porque temos uma estrutura muito boa, são 63 unidades de saúde e a cada ano poderemos estar recebendo mais residentes o que, com certeza, só beneficiará a população”, expressou.

“A residência médica foi um dos pré-requisitos apresentados pelo Ministério da Educação para implantação do Curso de Medicina em Juazeiro. Todos os serviços de saúde do município foram avaliados por técnicos do MEC. A vinda dos primeiros residentes pactua um novo momento para a saúde e educação de Juazeiro, com essa faculdade teremos em nossa cidade, profissionais que ampliarão os atendimentos à população. Estamos iniciando com duas médicas residentes e, em breve Juazeiro será campo de prática para esses futuros profissionais” apontou a Secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro