Juazeiro/BA, 24 de setembro de 2020


Covid-19

SESAU realiza testagem em profissionais da rede especializada em Juazeiro

ASCOM em 09/jul/2020

Débora Sousa/SESAU

A Secretaria de Saúde iniciou nesta quinta-feira (09), nova testagem nos profissionais de saúde que estão trabalhando na linha de frente para enfrentamento ao novo coronavírus em Juazeiro. Desta vez, os testes são por coleta nasal e o material será analisado pelo Laboratório Central (LACEN) de Salvador. Esta medida visa detectar previamente alguma presença do vírus no organismo dos profissionais.

Os testes foram coletados inicialmente nos profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), referência para a COVID-19 e sintomáticos respiratórios para os juazeirenses. Neste primeiro dia mais de 40 profissionais tiveram o exame realizado e o resultado deve chegar entre 3 e 5 dias.

Para a coordenadora de enfermagem da UPA, Julyana Andrade, a testagem nos profissionais é uma medida preventiva, uma vez que a coleta está sendo feita sem a presença de sintomas gripais. “Desde o início a gestão municipal vem adotando medidas para prevenir o novo coronavírus e qualificando os profissionais na cidade. A testagem é outra medida importante para nós profissionais, uma vez que estamos atendendo somente pacientes com sintomas respiratórios, sendo suspeitos e confirmados coma COVID 19. Para cuidarmos melhor do paciente precisamos também estar bem de saúde”, explicou.

Na UPA os testes serão realizados durante 3 dias, logo em seguida as testagens serão realizadas nos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Hospital Materno Infantil (HMIJ) que tem uma ala exclusiva para gestantes e puérperas com sintomas gripais de Juazeiro, a Unidade de Atendimento Pediátrico também com leitos exclusivos para pacientes da com suspeita ou confirmação da COVID 19.

Para a secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, essa testagem nos profissionais de saúde é necessária. “Estamos com todos os nossos profissionais da rede especializada trabalhando no enfrentamento ao novo coronavírus e para que eles possam prestar um atendimento com segurança asseguramos os EPI’s e todos os insumos necessários, mas também precisamos testá-los, sendo uma maneira de sabermos como nossos profissionais estão”, explicou.

Fabíola ainda complementa “este não é o primeiro momento que realizamos testes em profissionais de saúde em Juazeiro. Vamos continuar fazendo a testagem para garantir aos mesmos esta segurança a mais consigo e com os pacientes que precisam de cuidados médicos, de enfermeiros e técnicos. Entendemos que precisamos prevenir e cuidar, e estamos assim fazendo com os profissionais e a população em Juazeiro”, concluiu.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro