Juazeiro/BA, 19 de setembro de 2020


Covid-19

SESAU realiza semana de intensificação e combate ao mosquito Aedes aegypti em Juazeiro 

ASCOM em 26/nov/2018

Débora Sousa/SESAU

A Secretaria Municipal da Saúde informa que a partir desta segunda-feira (26) até sexta-feira (30) o município de Juazeiro está com programação voltada à semana de combate ao Aedes aegypti. As atividades estão marcadas para os bairros que apresentaram maior presença do foco do mosquito na cidade.

A semana de mobilização dos municípios é uma orientação do Ministério da Saúde que aponta o período de novembro a maio como endêmico por serem períodos de intensas chuvas em determinadas regiões do país e também de período quente nas demais cidades, sendo estas mudanças propicias para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunia.

A programação conta com intensificação das atividades realizadas pelos agentes de endemias, visita porta a porta todos os dias e orientação aos moradores além de programação nas escolas municipais através do Núcleo de Educação e Promoção à Saúde (NEPS)

Segue programação:    

26/11 – Bairro Jardim São Francisco às 16h – Escola Professor Carlos da Costa – atividade educativa com NEPS.

27/11 – Bairro Alto da Aliança – mobilização dos agentes de Endemias no bairro.

28/11 Quarta-feira Bairro Tabuleiro – Escola Terezinha Ferreira às 16h atividades lúdicas com o NEPS.

29/11 Quinta-feira Argemiro – Escola Argemiro José da Cruz – 16h atividades educativas com o NEPS.

Na Sexta-feira, 30/11 será o dia D de mobilização e, com isso, as atividades irão se concentrar em dois bairros: no Castelo Branco as atividades acontecerão na Unidade Básica de Saúde no período da manhã. A partir das 15h as atividades acontecerão no bairro Tancredo Neves na Escola Professor Luis Cursino da França, as duas atividades serão realizadas pela equipe do NEPS.

A SESAU ressalta ainda que nos dias 01 e 02 de dezembro serão realizadas atividades de mobilização em regime de plantão por toda a cidade. “Estamos realizando essas atividades para conscientizar a população sobre os cuidados que devem ser tomados de maneira individual. Esse trabalho é feito todos os dias mostrando que não se deve deixar água parada, terem cuidado com objetos que possam acumular qualquer liquido que este poderá servir de morada para deposito dos ovos, as larvas resistem por até um ano após depositadas. Estamos trabalhando em  parceira com as escolas para que as crianças sejam mais mobilizadoras na comunidade contra o mosquito”, pontuou o Diretor de Vigilância em Saúde,  Klynger Farias.

 

 

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro