Juazeiro/BA, 29 de novembro de 2020


Covid-19

Sesau realiza ciclo de palestras para odontólogos e auxiliares da rede municipal

ASCOM em 24/out/2017

Andréa Meireles

Os dentistas e auxiliares de saúde bucal da rede municipal de Juazeiro participaram nesta terça-feira (24), de um ciclo de palestras promovidas em virtude da Semana da Saúde Bucal, celebrada de 23 a 27 de outubro. As atividades foram realizadas nos auditórios do Centro de Saúde III e da Secretaria de Saúde (Sesau).

As ações também contaram com o acolhimento desses profissionais, realizado pela equipe da superintendência de gestão de pessoas da Sesau. De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal, Juliana Bonifácio, “os temas foram sugestões dos próprios profissionais, que sentiram a necessidade de estar discutindo esses assuntos”, afirma. Para os odontólogos da rede, os temas trabalhados foram ‘Terapêutica medicamentosa na odontologia’ e ‘Urgência e emergência no consultório odontológico’. Já para os auxiliares, a assunto abordado foi ‘Biossegurança dentro do consultório odontológico’.

Na ocasião, o cirurgião buco-maxilo-facial, Ozawa Brasil, destacou assuntos como ética na prescrição de medicamentos, riscos sobre o abuso de indicações para antibióticos, como a resistência bacteriana, além de levar discussões de casos clínicos para debate. “Além da medicina, nós somos a única categoria que tem regulamentação para prescrever medicamentos, por isto, é preciso conhecer a fundo o assunto, para firmar nossa posição”, diz Ozawa Brasil. A segunda palestra ‘Urgência e emergência no consultório odontológico’ foi ministrada por Pedro Henrique Lopes, cirurgião buco-maxilo-facial.

Entre os principais assuntos destacados para os auxiliares de saúde bucal, foi dada ênfase à necessidade de seguir as normas de esterilização e manejo dos equipamentos, além do uso correto dos EPIs. “Tivemos o intuito de padronizar a forma de atendimento e promover o compromisso com a saúde pública, conscientizando quanto aos riscos de contaminação do paciente e do profissional”, informa Airton Ferrari, cirurgião dentista, palestrante para os auxiliares de saúde bucal.

Para a auxiliar de saúde bucal, Cladinalda de Lima Ferreira, a atividade de educação permanente ajudou a reforçar conhecimentos sobre o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). “Foi muito interessante tudo que discutimos, aprendi mais um pouco, esclareci algumas dúvidas e fiquei a par de algumas novas informações”, destaca. A dentista, Maria Eugênia, acredita que a educação permanente deve ser uma atividade continuada. “Esse tipo de atividade é muito importante, porque sempre temos mais o que aprender. Foram escolhidos bons temas para discussão”, elogia.

O evento ainda contou com o apoio das empresas Maxsulid, Dismed, Unimagem, Mogeral Aegon, Funort, Rogério Laboratório de Prótese e Olivar Olegário.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro