Juazeiro/BA, 23 de setembro de 2020


Covid-19

SESAU realiza capacitação para guardas municipais e agentes de trânsito sobre saúde mental

ASCOM em 30/jan/2019

Débora Sousa/ SESAU

A Secretaria da Saúde de Juazeiro realizou nesta terça-feira (29), no auditório do Centro de Saúde III uma capacitação para Guardas Civis Municipais (GCM) e Agentes de Trânsito de Juazeiro sobre formação de suporte e atendimento a pessoas com doença mental. A formação é parte do cronograma de ações que estão sendo desenvolvidas pela SESAU no Janeiro Branco, mês de cuidados e atenção com a saúde mental.

A formação foi dividida em duas etapas, teoria e prática. Na primeira parte da formação foi apresentando aos profissionais o que é saúde mental, como perceber e saber distinguir as várias formas apresentadas por usuários em situação de crise, além de ouvir dos participantes suas vivências com situações direcionadas a algum transtorno mental. Depois houve uma encenação com os próprios participantes de como seria a abordagem dos mesmos diante de situações que envolvessem pessoas em crise psíquica.

A GCM Jandira Freire Resende fala da importância da formação para os atendimentos de ocorrências diárias pelos profissionais na rua. “A falta de conhecimento de como proceder com pessoas que possuam ou estejam passando por algum transtorno mental às vezes dificulta o êxito da ação. A partir de hoje vamos sair com mais informações e sabendo realmente como proceder em situações de crise”, explicou.

O Agente de Trânsito Romero Antônio de Brito disse ser a primeira vez que participa de uma formação especifica sobre os cuidados com a saúde mental. “É um momento muito gratificante onde os profissionais da saúde estão passando para nós como e quais são os procedimentos corretos para identificar a situação e como agir com alguém que esteja com algum transtorno”, concluiu.

A gerente Educação Permanente e Humanização da SESAU, Clênilda Ananias, que elaborou a programação disse que esse “é um momento para troca de experiências e temos também os relatos dos servidores que diariamente estão na linha de frente nas ruas. Esse primeiro contato mesclou teoria e prática e vamos trabalhar para que sempre possamos estar provendo essa atualização e unindo os serviços de saúde com segurança”.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro