Juazeiro/BA, 20 de setembro de 2020


Covid-19

Sesau realiza campanha de prevenção contra hanseníase e verminoses em escolas municipais

ASCOM em 09/maio/2017

Andréa Meireles / PMJ

A Secretaria de Saúde de Juazeiro, em parceria com a Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realiza uma campanha de prevenção contra hanseníase e verminoses. A ação tem a proposta de investigar se crianças entre 5 e 14 anos podem ter hanseníase, além de medicar os estudantes contra verminoses. A campanha é de âmbito nacional e conta com recursos do Ministério da Saúde.

De acordo com o secretário de Saúde, Plínio Amorim, esta é a terceira vez que o município executa a campanha. “As equipes de saúde da família vão até as escolas e entregam formulários, que devem ser preenchidos em casa pelos pais. Na ficha de autoimagem, os pais devem marcar se as crianças têm algum tipo de mancha na pele que não seja de nascença. Já no termo de recusa, os responsáveis devem autorizar que os alunos sejam medicados contra verminoses”, explica.

Ainda segundo o secretário, o medicamento distribuído é o Albendazol, que é dose única e não apresenta nenhuma contra-indicação. Além disso, as crianças que tiverem manchas detectadas receberão um formulário de encaminhamento, para ser examinado pelo médico do seu posto de saúde. “A meta do município é avaliar cerca de 27 mil crianças”, informa.

A equipe de saúde da Família do bairro Vila Jacaré já está terminando as visitas nas escolas que ficam próximas da unidade. Na manhã desta terça-feira (9), os profissionais estiveram no Paulo VI, orientando as crianças e distribuindo os formulários. “Nosso objetivo é mostrar que essas doenças têm tratamento. Amanhã voltaremos aqui para medicar as crianças autorizadas pelos responsáveis”, conta.

O aluno do 5º ano, Emílio Alves, conta que lembra ter participado dessa campanha em outros anos. “Vou mostrar o formulário para minha mãe, para ela ver se eu tenho alguma mancha”, garante. Já Robson Gomes, também do 5º ano, acha que é importante tomar o remédio para não ter verminoses. “Quando tomei da outra vez, não tive nenhuma reação”, afirma.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro