Juazeiro/BA, 04 de dezembro de 2020


Covid-19

SESAU realiza atividades com gestantes do distrito Mandacaru I

ASCOM em 29/mar/2019

Gardennia Garibalde/SESAU

Esta semana gestantes acompanhadas pela Unidade Básica de Saúde (UBS) de Mandacaru I, localizada na zona rural de Juazeiro, estiveram reunidas para receber orientações sobre gravidez. A ação desenvolvida pela Secretaria de Saúde (SESAU), através das Equipes de Saúde da Família (ESF) e Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) da UBS teve como objetivo orientar as futuras mães sobre a importância da atividade física e boa alimentação durante a gravidez.

Foram realizadas também atividades de alongamento, orientações sobre respiração e palestra sobre boa alimentação, para um grupo de 15 gestantes. Entre elas estava a estudante Awiny Rodrigues dos Santos, grávida do primeiro filho. Desde o início da gestação ela vem sendo acompanhada pela equipe de profissionais da UBS.

“Com o acompanhamento feito no postinho me sinto bastante tranquila por conta das orientações e segurança transmitidas pela equipe, como as que recebemos durante as atividades que participamos hoje sobre alimentação principalmente, pois tinha péssimos hábitos alimentares e a partir de hoje vou mudar muita coisa nesse sentido, graças às informações passadas pela nutricionista durante a palestra”, assegurou Awiny Santos.

A enfermeira da Unidade, Alnira Alencar, vê a ação como uma maneira de trocar experiências. “Nosso objetivo é repassar o máximo de orientações, fazer com que as gestantes entendam todos os processos que ocorrem durante a gestação a exemplo das alterações no corpo, os sintomas e sinais do trabalho de parto, a importância de realizar o pré-natal, os cuidados com a alimentação, o que irá garantir uma gestação e parto mais tranquilo para essas mães”, destaca a enfermeira, ao falar sobre os cuidados a serem tomados antes, durante e após a gestação.

De acordo com Paulo Monteiro, fisioterapeuta do Nasf e um dos facilitadores das ações desenvolvidas com o grupo, entre os temas abordados com as gestantes estava a realização de exercícios para fortalecimento da musculatura da região do períneo para prepará-lo e preservar de traumas em casso de parto normal. “Uma musculatura pélvica fortalecida oferece maior apoio ao útero, reduzindo a pressão sobre a bexiga e diminuindo as dores lombares, tão comuns na gravidez, e esse é o objetivo do nosso trabalho, passar conhecimento para que tanto a gestação como o parto dessas gestantes seja tranquilo”, explica o fisioterapeuta.

A UBS do Mandacaru I realiza em média 600 atendimentos mensais e, atualmente, vem realizando o acompanhamento de 30 gestantes, que são orientadas sobre o passo a passo do Pré Natal.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro