Juazeiro/BA, 26 de novembro de 2020


Covid-19

SESAU realiza 2º Encontro Intersetorial de Saúde Mental em Juazeiro

ASCOM em 29/nov/2018

Débora Sousa/SESAU

A Secretaria Municipal da Saúde realizou nesta quarta-feira (28) o 2º Encontro do Fórum Intersetorial em Saúde Mental. O encontro teve como tema a Construção e Fortalecimento dos Fluxos da Rede de Atenção Psicossocial e reuniu profissionais da saúde, residentes de Saúde Mental e professores da UNIVASF, usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), além de contar com a participação do Procurador do Município Eduardo Fernandes e da Secretária de Saúde  Fabíola Ribeiro.

O Fórum tem como objetivo reunir os vários dispositivos de saúde do município, como Centros Atenção Psicossocial, Atenção Primária, Centros de Referência de Assistência Social, Unidade de Pronto Atendimento, SAMU, Promotoria, Núcleo Regional de Saúde entre outros que fazem parte da Rede de Atenção Psicossocial, para discutir os fluxos de cuidado dos usuários em sofrimento psíquico.

O Fórum acontece periodicamente para avançar nas discussões e no estabelecimento dos fluxos dos usuários no município. Durante o encontro foram apontados os fluxos e rotinas que acontecem nos CAPS da cidade e as adequações necessárias são conversadas com toda a rede presente incluindo os usuários.

De acordo com a Secretária de Saúde Fabíola Ribeiro, para que haja o fortalecimento é necessária a discussão. “É uma luta de toda a rede de saúde. Não podemos deixar de citar e agradecer os residentes de Saúde Mental e os profissionais que diariamente atendem às necessidades do público transformando dor e sofrimento em amor e atenção. Por entendermos as necessidades de pessoas, que por algum motivo, têm transtorno mental é que estamos trabalhando para ampliar e reforçar os atendimentos na rede”, explicou.

A professora do Colegiado de Psicologia Bárbara Cabral fala da importância do fortalecimento da rede. “Esse é o sentido da rede e do envolvimento de todos os setores, nós temos condições de fazermos outro tipo de atendimento de saúde mental. Precisamos melhorar a rede e uma reunião como esta é para aperfeiçoarmos as lacunas existentes, aproveitar uma gestão municipal disposta a colaborar, mas quando há disponibilidade para colaborar temos que agarrar isso”, concluiu.

Para o procurador do município Eduardo Fernandes, foi um momento de formação e informação. “Esse evento é enriquecedor e oportunidade única de ouvir e aprender muito sobre a rede, seu funcionamento e a perspectiva dos destinatários dos serviços sobre a construção e o fortalecimento dos fluxos da rede de atenção, promovidos pela Secretaria Municipal de Saúde. O Prefeito Paulo Bomfim  sempre aponta a importância de construir ouvindo, dialogando e discutindo e foi exatamente assim esse encontro”, ressaltou.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro