Juazeiro/BA, 25 de outubro de 2020


Covid-19

SESAU orienta sobre quando buscar os serviços de saúde da rede de atenção básica e especializada em Juazeiro

ASCOM em 16/mar/2020

Débora Sousa/SESAU

Diante da preocupação em torno do novo Coronavirus, a Secretaria da Saúde em Juazeiro, em mais uma medida preventiva, está orientando a população quanto à busca por atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde. Em casos de quadro gripal que apresentam dor de cabeça, espirro, coriza e mal estar sem febre, os pacientes podem se dirigir ao posto de saúde mais próximo de sua residência para avaliação de um profissional. Juazeiro possui 54 prédios e 63 equipes de Saúde da Família capacitadas para atendimento.

Em casos onde o quadro gripal apresente dor de cabeça, espirro, coriza, mal estar com febre e dificuldade respiratória, estes devem buscar imediatamente a rede de urgência e emergência, na cidade a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) são referências no atendimento.

Para os dois sinais e sintomas a orientação da Secretaria da Saúde é manter os cuidados de higiene pessoal e alimentação saudável. “Um ponto a ser ressaltado é que os profissionais da rede de atenção primária e especializada da Sesau participaram nos dias 09 e 11 de março de uma capacitação com o médico infectologista Washington Luís e estão aptos a atender e diagnosticar a todos, lembrando que a porta de entrada para atendimento médico é na atenção básica”, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta.

O objetivo da Secretaria da Saúde é levar à população atendimento com qualidade. “E essa qualidade está em saber diferenciar os casos, onde procurar assistência médica, evitar aglomeração de pessoas na rede de urgência e emergência e obter uma notificação com diagnóstico mais preciso. Nosso pedido é para que o juazeirense observe seu corpo, os sinais e sintomas que ele apresenta e a partir disto, busque o posto de saúde mais próximo. É bom lembrar que a UPA e o HRJ só devem ser procurados caso a pessoa tenha dificuldade respiratória associada ao quadro gripal com ou sem febre”, concluiu Tatiane.

As Unidades Básicas de Saúde na sede funcionam das 8h às 17h e no interior o funcionamento é das 8h às 13h. A rede de urgência e emergência funciona 24h.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro