SESAU orienta sobre quadro de coronavírus e cuidados aos profissionais de saúde em Juazeiro

Débora Sousa/SESAU

Diante do quadro do novo coronavírus e o cenário de transmissão comunitária declarado neste sábado (11) em Juazeiro, a Secretaria da Saúde através da Vigilância em Saúde elaborou algumas recomendações epidemiológicas voltadas para a coleta de exames em profissionais de saúde. Este público está sendo a linha de frente para atendimento aos casos suspeitos e/ou confirmados para o novo coronavírus.

Dentro das recomendações estão: é recomendado que os profissionais assintomáticos que tiveram contato com paciente caso positivo confirmado COVID19, não sendo contato domiciliar (na residência do profissional), permaneçam em atividade normal com uso de EPI – máscara cirúrgica e redobrando atenção com higiene das mãos; aos profissionais assintomáticos que tiveram contato com paciente caso positivo confirmado COVID19, sendo contato domiciliar (na residência do profissional), recomenda-se isolamento domiciliar por 14 dias, sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica e os sintomáticos, afastamento imediato das atividades, isolamento social por 14 dias sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica diante da apresentação dos seguintes sintomas: cefaléia, anosmia, hiposmia, (alterações de olfato), febre, tosse, coriza dor de garganta, falta de ar.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, os gestores de unidades hospitalares públicas e privadas devem estar atentos e comunicar à vigilância casos de atestado nas referidas unidades. “Aos gestores das unidades hospitalares da rede pública e privada solicitamos que comuniquem imediatamente à Vigilância Epidemiológica do município o recebimento de atestado com motivação registrada como síndrome gripal, apresentado pelos profissionais de seus serviços nos dias úteis e também aos finais de semana. Essa medida tem como principal finalidade alinhar nossas ações, notificações e providências com os pacientes”, explicou.

A SESAU orienta procurar a Vigilância Epidemiológica do município nos dias úteis, em horário comercial através do número (74) 99819 3089 ou nos fins de semana e fora do horário comercial o número (74) 99198 3057, para realização das providências cabíveis de acordo com a avaliação do setor.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo