Juazeiro/BA, 23 de setembro de 2020


Covid-19

Sesau leva atendimento noturno ao posto de saúde do bairro Itaberaba em Juazeiro

ASCOM em 25/abr/2019

Débora Sousa/SESAU

Na noite desta quarta-feira (24) o posto de saúde do bairro Itaberaba abriu para atender as demandas da população, em especial o público masculino que trabalha em áreas rurais e não tem como buscar os serviços de saúde na unidade durante o dia. Ao todo foram realizados 118 entre atendimentos e procedimentos.

Foram ofertados serviços como: triagem como pesagem e aferição de pressão, teste rápido de Infecção Sexualmente Transmissível (ISTs), vacina contra a influenza, atendimento médico e odontológico. Para o agricultor Severino Rodrigues de Freitas é uma oportunidade para cuidar da saúde a unidade aberta no período noturno. “O atendimento à noite é muito bom, pois não temos tempo durante o dia. Se acontecesse pelo menos uma vez no mês ajudaria bastante. Eu sou hipertenso e diabético e preciso pegar a receita e os medicamentos e com o postinho aberto a noite é uma maravilha”, pontuou.

Outro morador que buscou os atendimentos na unidade de saúde foi o pedreiro Manoel José da Silva. “Quase não vou ao médico porque trabalho durante o dia e não tenho tempo, mas quando tem a oportunidade de vir à noite venho, pois é uma coisa muito boa para nós”, descreveu. As mulheres também buscaram os serviços noturnos da unidade, a exemplo da aposentada Elenilda Barros Pereira que foi vacinada contra a influenza. “Já fiz teste rápido, agora estou tomando a vacina e ainda vou passar pelo atendimento médico. É uma benção os atendimentos neste horário, facilita a nossa vida e muito”, explicou.

Para o médico Odomy Amorim os postos de saúde precisam atender à população a partir das diversidades quanto a trabalho e horário de cada um. “Não podemos ter uma unidade que só atenda durante o dia. O público masculino já tem uma dificuldade em se cuidar, imagina se não abrirmos em um período diferente. Boa parte dos moradores do bairro Itaberaba, por exemplo, trabalha durante o dia com fruticultura e estariam sujeitos a doenças severas por não ter como ser atendidos em seus horários disponíveis”, ressaltou.

O vereador Bené Marques acompanhou os atendimentos na unidade e fala da positividade das ações no bairro “muito importante porque muitos pais de família trabalham em empresa, inclusive no próprio CEASA e durante o dia não tem tempo de vir no posto de saúde, parabenizamos a equipe do prefeito Paulo Bomfim, da Secretaria da Saúde por esta ideia, que é louvável”, destacou.

Para a secretária de Saúde Fabíola Ribeiro os atendimentos têm como finalidade atender às demandas de todos os públicos. “Estudamos as necessidades dos bairros e os que apresentam déficit ou baixa procura, inclusive pelo público masculino vão receber a mesma atenção que os moradores do bairro Itaberaba estão recebendo. Esta é a segunda vez que a unidade abre a noite. Já tivemos atendimento noturno em outras unidades e o propósito da gestão é cuidar das pessoas. Estamos trabalhando para levar serviço de qualidade para todos os moradores de Juazeiro”, finalizou.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro