Juazeiro/BA, 23 de outubro de 2020


Covid-19

SESAU intensifica ações de combate ao Aedes Aegypti com carro fumacê em Juazeiro

ASCOM em 01/jun/2020

Débora Sousa/SESAU

A Secretaria da Saúde através da Vigilância em Saúde está intensificando as ações voltadas ao combate à reprodução do mosquito Aedes aegypti em Juazeiro. Entre as ações estão as visitas dos agentes de combate a endemias aos domicílios, com orientações sem adentrar as casas e a passagem do carro fumacê nos bairros e distritos da cidade.

As ações de intensificações vêm sendo realizadas em decorrência do crescente número de casos notificados para dengue de janeiro a maio deste ano. Em apenas cinco meses foram realizadas mais de 700 notificações com a comprovação de 40 casos de dengue. Neste mesmo período em 2019 o município registrou 73 notificações com apenas um caso confirmado.

Uma ação diária na cidade é a passagem  do carro fumacê na zona urbana e também rural. Para um melhor aproveitamento do fumacê, que tem em sua composição um inseticida diluído que mata o mosquito Aedes adulto. A SESAU recomenda que os moradores deixem as portas e janelas abertas durante a passagem dos agentes com o produto. 

O carro fumacê seguirá, de 1º a 07/06, o seguinte cronograma: das 6h às 08h passará nos bairros Maringá, (03), Penha, (04), Country Club, (05 e 06) Jardim Vitória e (07), Expedido Nascimento. No horário das 17h30 às 20h30 estarão nos seguintes condomínios: segunda-feira (1º), Mais Viver e Mais Viver Vilages, Park Centenário e Morada das Árvores (02), Paulo VI e Bosque Cajueiro (03), Country Clube (04), Vitória I e II (05), Jardim Vitória e Santo Antônio (06) e Terra dos Sonhos (07).

Para a superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, as ações de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti devem acontecer em parceria da esfera pública com a população. “O trabalho para combater o mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela acontece com um cuidado inicialmente individual, ou seja, cada morador deve cuidar de seu lar, fazendo limpeza dos espaços, evitando que os objetos sirvam de acúmulo de água e seja berço para reprodução”, explicou.

Tatiane ainda ressalta a importância dos cuidados no domicílio. “Estamos vivenciando dias atípicos com chuvas em períodos não corriqueiros e o crescimento no número de pontos com focos do mosquito. Mais de 80% dos focos que os agentes de endemias encontram estão em domicílios, ou seja, dentro das casas. Solicitamos que as pessoas tirem ao menos 20 minutos por semana e observem ralos, caixas d’água, baldes, garrafas, vasos de planta, vasilhas de comida e água de animal e qualquer outro recipiente que possa acumular água, nós podemos combater esse mosquito”, concluiu.

A SESAU disponibiliza um número telefônico para denúncia de possíveis focos do mosquito Aedes. A população pode acionar a visita dos agentes de endemias através do número (74) 99198 3057 o contato também é WhatsApp e funciona de segunda a sexta feira em horário comercial.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro