Juazeiro/BA, 23 de outubro de 2020


Covid-19

SESAU inicia Semana de Atenção a Crianças com Microcefalia e Alterações do Sistema Nervoso Central em Juazeiro

ASCOM em 24/set/2018

Débora Sousa/ SESAU

Teve início nesta segunda-feira (24), a Semana de Atenção a Crianças com Microcefalia e Alterações do Sistema Nervoso Central no Centro Regional de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social (CERPRIS). As atividades durante toda a semana têm como objetivo diagnosticar como positivo ou negativo os casos notificados na região Norte, além do diagnóstico de qualquer outra alteração do sistema nervoso central.

Dentro do próprio CERPRIS as mães que tiveram seus filhos notificados com microcefalia têm o atendimento com a neuropediatra na unidade. As crianças já são avaliadas por fisioterapeuta, fonoaudióloga, nutricionista e se a neuropediatra necessitar de exames mais aprofundados, as mães já saem com as guias marcadas e retorno após realização dos exames.  A tomografia será ofertada na sexta-feira (28), no Hospital Regional de Juazeiro, somente para os pacientes encaminhados pelo CERPRIS.

A dona de casa Naiara Freire da Conceição veio do Distrito de Carnaíba do Sertão com a filha Débora Mirian Freire da Silva de 2 anos e nove meses. “Trouxe minha filha para uma análise. Quando ela nasceu teve a suspeita de microcefalia, mas agora a médica disse que ela está fora do quadro de pacientes com microcefalia. Achei muito bom o atendimento porque teve uma preocupação do município, eu estive fora da cidade por um tempo e desde que eu retornei a Secretaria da Saúde de Juazeiro sempre esteve em contato comigo para saber o resultado dos exames da minha filha. Fui orientada para vir hoje buscar o atendimento e gostei muito do acompanhamento”, pontuou.

Outra mãe que esteve com a filha em atendimento foi Gleiciane da Silva Souza, moradora do bairro Antônio Guilhermino. “A Secretaria da Saúde encaminhou uma enfermeira até a minha residência e ela me informou sobre a ação desta semana no CERPRIS. Minha filha teve toda uma atenção dos profissionais, estou com todas as guias já marcadas dos exames que ela precisa fazer. Ela foi atendida pelo fisioterapeuta,  a fonoaudióloga e a nutricionista”, explicou.

Para que esta semana de atenção acontecesse foi necessário o envolvimento do Núcleo Regional de Saúde Norte, Secretaria Municipal da Saúde de Juazeiro e Hospital regional. A região Norte possui 45 casos notificados, destes nove casos já foram confirmados, um caso já foi descartado e 31 estão em investigação.

“O objetivo da ação é justamente buscar o diagnostico através da confirmação ou descarte da suspeita de Microcefalia ou alteração do sistema nervoso central. Estamos em contato direto com as secretarias de saúde dos demais nove municípios da região Norte além de Juazeiro para garantir a consulta e acolhimento dessas crianças. Uma vez com o diagnóstico positivo, esta criança será inserida nos atendimentos do CERPRIS”, explicou Helder Coutinho, sanitarista do Núcleo Regional de Saúde Norte.

A Superintendente da Atenção Especializada Cilene Duarte avalia como positivo o engajamento de todos os setores da Secretaria Municipal da Saúde em parceira com o Núcleo de Saúde e também Hospital Regional. “Todo este engajamento é para acompanhamento das mães que tiveram uma notificação à microcefalia bem como avaliação de qualquer alteração do Sistema Nervoso Central. Enquanto rede especializada, temos dentro do CERPRIS todo o acolhimento multiprofissional e os nossos pacientes são avaliados um a um por toda a equipe de profissionais, além de todo acompanhamento a cada caso”, concluiu.

O atendimento específico desta semana de atenção segue até sexta-feira (28) e está acontecendo das 08h às 17h no CERPRIS que fica Travessa Dr. José Araújo de Souza, 140, bairro Santo Antônio.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro