Juazeiro/BA, 28 de setembro de 2020


Covid-19

SESAU inicia atividades voltadas ao Maio Roxo, mês de conscientização do Lúpus

ASCOM em 08/maio/2019

Débora Sousa/SESAU

Nesta terça-feira (07) a Secretaria Municipal Saúde através da Gerência de Educação Permanente e Humanização e o Grupo Viver com Lúpus e Superar limites iniciara as atividades do Maio Roxo – mês de conscientização do Lúpus. O evento aconteceu na Policlínica Municipal com o objetivo de apresentar o que é a doença, sintomas, diagnósticos e os cuidados para manter uma vida ativa e saudável.

Rosângela Braga da Silva tem 52 anos, mora no Bairro Expedito Nascimento e foi diagnosticada há quatro anos com Lúpus. “Não é fácil, o lado emocional fica comprometido, foi um abalo grande em minha vida, mas com o decorrer do tempo e com o tratamento adequado, estou levando a vida. Tem dias que estamos bem, outros não, mas em momentos como este, convivemos com pessoas que já passaram por isso e superaram e isso nos motiva bastante”, mencionou.

Já Udenice Matos Dantas explica que faz parte do grupo Viver com Lúpus e Superar “desde a sua criação. O projeto tem transformado a vida de muitas pessoas de Juazeiro e Petrolina, pois temos o trabalho de conscientização mostrando nossa qualidade de vida, diante de um bom tratamento, de um acompanhamento médico e da medicação feita diariamente”, explicou.

O projeto está dentro do Sistema Único de Saúde e em Juazeiro contas com o ambulatório. “É uma conquista, coisa que há seis anos tinha muita gente fazendo o tratamento via TFD (Tratamento Fora de Domicílio) e hoje, todos têm o tratamento dentro da sua cidade”, completou Udenice.

De acordo com a Coordenadora da Policlínica Municipal Yashira Nascimento “esse trabalho é de suma importância e deve ser  continuado para nossos pacientes que são diagnosticados pelo Reumatologista. Lúpus é  um tipo de reumatismo de causa desconhecida, uma doença autoimune que atinge frequentemente as mulheres, não  é  contagiosa e tem tratamento. Os cuidados com essa doença devem ser dobrados, evitando exposição ao sol e o uso correto dos medicamentos”.

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES ou apenas Lúpus) é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, cujos sintomas podem surgir em diversos órgãos de forma lenta e progressiva (em meses) ou mais rapidamente (em semanas) e variam com fases de atividade e de remissão.  Embora a causa do LES não seja conhecida, sabe-se que fatores genéticos, hormonais e ambientais participam de seu desenvolvimento.

Programação:

16/05 – 9h – Atualização profissional com as enfermeiras e enfermeiros de Petrolina, auditório do Sest Senat;

17/05 – 19h – Roda de conversa com estudantes de psicologia da Nassau;

25/05 – 7h30 – Dia do cuidado no parque Josefa Coelho

30/05 – 14h – Atualização profissional sobre lúpus com as enfermeiras e  enfermeiros de Juazeiro; Centro de Saúde III, bairro Angari em Juazeiro.

 

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro