Juazeiro/BA, 21 de setembro de 2020


Covid-19

SESAU informa medidas adotadas para manter atendimento em Juazeiro

ASCOM em 28/maio/2018

Débora Souza/Sesau

A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) vem a público informar que a Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL) não está recebendo pacientes para procedimentos cirúrgicos e este empecilho está fazendo com que a Unidade de Pronto Atendimento de Juazeiro (UPA) esteja nesta segunda-feira (28), com 150% de sua capacidade de atendimento. Com isso, algumas medidas relacionadas ao atendimento na UPA e demais unidades de saúde à população precisaram ser tomadas para não comprometer os serviços prestados no município.

Como conseqüência da superlotação da UPA e a atual situação do País, a Secretaria já entrou em contato com os fornecedores de alimentos, gás de cozinha e medicação. Com relação ao gás de cozinha, a distribuidora não possui mais unidades disponíveis, mas a Secretaria estará fornecendo a partir desta terça-feira (29), refeições apenas para os pacientes. Infelizmente não será possível fornecer alimentação para os acompanhantes, essa medida vale para os atendimentos na UPA e no Hospital Materno Infantil da cidade.

Outro problema que a secretaria está enfrentando é com relação ao abastecimento de insulina no município. A carga disponibilizada pelo governo do Estado está impossibilitada de chegar até Juazeiro, uma vez que a mesma necessita de um acondicionamento fixo e qualquer interferência na temperatura das mesmas pode levar a perda total da medicação.

Outra medida adotada pela SESAU está relacionada ao horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nesta segunda-feira (28), algumas equipes de saúde não conseguiram chegar até as unidades para atendimento por bloqueios em algumas pistas e falta de combustível na cidade para abastecimento. Dessa forma, não será possível o envio de equipes para atendimento na zona rural e, a partir desta terça-feira (29), os atendimentos nas UBS’s da zona urbana acontecerão por período determinado das 07h às 13h.

A Secretaria informa ainda que as vacinas não estão sendo distribuídas nas unidades de saúde por conta do desabastecimento na cidade, uma vez que está sendo priorizado o abastecimento de ambulâncias para urgência e emergência. A Secretaria informa que estará centralizando na Unidade Básica de Saúde do Angary as vacinas que a população necessita.

Serviços da área especializada como SAMU, UPA, Hospital Materno Infantil funcionarão 24h e o atendimento no CERPRIS, Policlínica e CAPS’s acontecerá normalmente. “Estamos necessitando dessa avaliação emergencial em nossos serviços para garantir à população um serviço de saúde com a máxima qualidade, infelizmente estamos com a UPA superlotada, os hospitais estão cancelando todas as cirurgias eletivas e como profissionais precisamos manter esses pacientes sob supervisão, com relação às unidades de saúde da zona rural não temos como enviar as equipes para atendimento e na zona urbana vamos fazer em horário determinado. Solicitamos da população entendimento e compreensão e assim que esse período conturbado acabar, retornaremos com nossas atividades normais”, explicou Fabíola Ribeiro, Secretária de Saúde.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro