Juazeiro/BA, 27 de outubro de 2020


Covid-19

SESAU implanta estratégias de mapeamento do status imunológico para avaliação dos casos da COVID 19 em Juazeiro

ASCOM em 02/jun/2020

Débora Sousa/SESAU

Em virtude da necessidade de prestação de serviços realizados por algumas categorias profissionais na cidade, a Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Saúde, decidiu realizar o mapeamento do status imunológico em categorias como saúde, forças de segurança, agentes de trânsito, limpeza, ordenamento urbano e imprensa. Os testes estão sendo realizados nos profissionais da saúde, tanto da rede especializada como da atenção primária.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a estratégia de mapeamento do status imunológico é obtida através da testagem rápida onde são obtidas informações sobre determinada população, indicando quem já teve o vírus ou foi exposto a ele. Os profissionais que estão e serão testados são os profissionais da rede de urgência e emergência municipal, profissionais das forças de segurança como Guarda Civil Municipal, Bombeiros, Policiais Militares, Rodoviários Estaduais, Civil e Federal. Ainda entram para o mapeamento: profissionais da Atenção Primária, de limpeza e ordenamento urbano, além dos agentes de trânsito e os profissionais de imprensa.

Para a superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, através desta estratégia é possível mapear o status imunológico. “Estamos em transmissão comunitária desde o dia 11 de abril, a partir disto não foi mais possível identificar a linha de transmissão do vírus na cidade. O nosso objetivo com este mapeamento do status imunológico é testar os profissionais dos serviços essenciais que não podem cumprir o isolamento social. Em nosso levantamento serão mais de 5 mil profissionais que serão testados”, destacou.

Tatiane ainda ressalta que “o teste rápido do mapeamento se difere do que realizamos no ponto de coleta. O primeiro está sendo realizado em pessoas que muitas vezes não apresenta nenhum sintoma ou sinal gripal, são os que classificamos de pacientes assintomáticos. Já os testes realizados pelo ponto de coleta da COVID 19 requerem a presença de qualquer sinal gripal notificado junto ao posto de saúde, esse é o que classificamos de paciente sintomático. Os profissionais do mapeamento que estão sendo testados são responsáveis por serviços que não podem parar em nossa cidade, e como medida preventiva a estes e demais pessoas que tenham contato com eles estão sendo testados”, concluiu.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro