Juazeiro/BA, 24 de novembro de 2020


Covid-19

SESAU finaliza segunda turma de capacitação sobre o novo coronavírus em Juazeiro

ASCOM em 11/mar/2020

Débora Sousa/SESAU

Com o objetivo de capacitar os profissionais da rede de atenção à saúde, a Secretaria da Saúde preparou uma capacitação voltada a médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos e socorristas atuantes da atenção primária e especializada municipal. O encontro aconteceu com uma primeira turma na segunda-feira (09) e finalizou com a segunda turma nesta quarta-feira (11) no auditório da Câmara de Vereadores.

A abordagem elaborada e apresentada pela sanitarista e coordenadora de vigilância epidemiológica Paula Telese, pelo médico infectologista da rede Washington Luís, teve como ênfase a apresentação do fluxo elaborado pelo município junto ao Núcleo Regional de Saúde da Região Norte, além de dados do COVID 19 em âmbito mundial, nacional e regional. Os técnicos ainda descreveram sobre a notificação do primeiro caso suspeito em Juazeiro.

Enfermeiro da rede de atenção primária à saúde, Robério Queiroz, descreve o que o motivou a participar do curso. “O evento é importantíssimo, recebemos informações novas já que é uma doença relativamente nova. Nós nos sentimos mais acolhidos pelo serviço, pela gestão e, a partir deste momento, podemos proporcionar um suporte melhor e com mais qualidade a população”, explicou.

Rair de Meneses é médico da rede de urgência e emergência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e descreve pontos importantes absorvidos no curso, “Foi bastante esclarecedor e bem pontuado pelo infectologista que temos como trabalhar no combate às infecções. Não precisamos de pânico se trabalharmos da forma correta, seguindo o protocolo, com todas as proteções. Informando bem à população, conseguimos ter um bom resultado”, pontuou.

O foco do curso foi tranquilizar, informar e tornar o profissional propulsor de informações verídicas e cuidados com a saúde individual e coletiva dentro dos serviços de saúde, ambiente domiciliar e demais locais de trabalho. “Mostramos às equipes que existe uma rede de suporte da vigilância apta e pronta para ajudar no momento do contato com os pacientes. Trouxemos as informações mais atuais do ponto de vista técnico-científico para que os profissionais possam colocar em prática e orientamos a população nesse sentido”, expôs o médico infectologista, Washington Luís.

O médico ainda reforçou que é preciso reforçar os cuidados de higiene pessoal. “Reforçamos a importância da higienização correta das mãos, quais são as técnicas adequadas para utilização de higienização da mão ou os produtos que eles devem utilizar para que seja repassado aos pacientes e usuários do serviço de saúde. Estas medidas são essenciais para evitar a transmissão de doenças virais”,  enfatizou.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro