Juazeiro/BA, 19 de setembro de 2020


Covid-19

SESAU encerra programação do Outubro Rosa nas UBS do Município

ASCOM em 31/out/2019

Cássio Viana/ estagiário SESAU

A Secretaria de Saúde de Juazeiro/SESAU através da gerência de Humanização em parceria com o Instituto Ivete Sangalo realizou no ultimo dia 29, a última atividade da programação da campanha Outubro Rosa nas UBS do município. A oficina intitulada ‘Amor e Cuidados’, teve como público-alvo mulheres auxiliares de serviços gerais dos postos de saúde da sede e do interior. O objetivo foi orientar e instruir as profissionais a respeito do câncer de mama e de útero.

De acordo com a gerente de Educação Permanente da SESAU e facilitadora da oficina, Clenilda Ananias, a oficina serviu ainda para despertar nas servidoras a importância do autocuidado na prevenção do câncer de mama e de colo do útero. “É muito importante sensibilizar nossas servidoras para a importância do autocuidado através da atenção aos sinais do próprio corpo e da adesão de um estilo de vida saudável, que inclui exercícios físicos, alimentação balanceada e equilíbrio das emoções, para não sobrecarregar o sistema imunológico”, alerta.

A oficina também contou com a colaboração da paciente e voluntária do Instituto Ivete Sangalo Carmenlucia Cristina Mendes dos Santos, que há seis anos faz tratamento de câncer no Instituto e realiza um trabalho voluntário de prevenção da doença para as mulheres. Na ocasião, Carmenlucia compartilhou sua experiência da doença com as usuárias. “É muito gratificante compartilhar com outras mulheres meu testemunho com a doença e mostrar para elas que a prevenção é a principal forma de cura do câncer de mama e de colo do útero”, conta.

Quem aprovou a iniciativa foi auxiliar de serviços gerais da UBS de Itamotinga, Maria das Neves. “Achei ótima essa oficina, porque aprendi muito mais do que já sabia”, afirma. Outra servidora que também gostou foi Jucinelde Dantas, que trabalha na UBS do bairro Angari. “Aprendi na oficina a importância da união, amor ao próximo e gostei de muito de ter conhecido”, comemora.

Já para a servidora da UBS da comunidade Capim de Raiz, localizada no distrito de Salitre, esse momento foi muito bom porque reuniu somente a equipe de Auxiliares em Serviços Gerais de Juazeiro. “A gente se solta mais, conversa mais umas com as outras e também pelo fato de ser o Outubro Rosa, uma campanha que possibilita muito conhecimento para nós”, finalizou.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro