Juazeiro/BA, 21 de setembro de 2020


Covid-19

SESAU adere à campanha contra fake news do Ministério da Saúde

ASCOM em 10/dez/2019

Gardennia Garibalde/SESAU

O tema imunização tem sido destaque nos assuntos pontuados entre as mais de 100 notícias falsas desmentidas pelo Ministério da Saúde no período de um ano combatendo fake news e boatos que circulam na internet. Esse ataque à credibilidade da imunização fornecida pelo serviço público levou a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde de Juazeiro a aderir à campanha contra as informações falsas sobre imunização que está sendo desenvolvida pelo Ministério da Saúde.

Em um balanço divulgado pelo Ministério da Saúde este ano, foi revelado que a instituição respondeu 11,5 mil dúvidas recebidas via Whatsapp, através de um número criado exclusivamente para verificar se informações que circulam nas redes sociais são verdadeiras. Entre vídeos, textos e imagens, os conteúdos incluem relatos sem provas, pesquisas científicas derrubadas há décadas e argumentos sem fundamentação sobre falsos efeitos colaterais das vacinas. Uma das mensagens que viralizou no Whatsapp chega a afirmar que a vacina para gripe causa ‘buraco no braço’ e outra retoma a já amplamente desmentida relação entre vacinas e autismo.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SESAU, Tatiane Malta, aponta que as vacinas são um meio seguro de proteger a população contra graves doenças que inclusive podem levar à morte. Toda vacina antes de ser oferecida para a população passa por anos de testes e estudos com o objetivo de realmente garantir essa proteção segura.

“Orientamos a população para ter cautela antes de compartilhar informações sobre as vacinas e procurar a Unidade de Saúde mais próxima para esclarecimento de dúvidas com profissionais de saúde que possuem informações concretas sobre as vacinas. Muitas doenças que já foram erradicadas no Brasil correm risco de voltar se a população deixar de se vacinar. Ressaltamos, portanto, a importância da vacinação para a proteção da população como um todo.

Tatiane Malta aproveita ainda para fazer um apelo a toda população juazeirense: “A Vigilância em Saúde do Município, vem pedir à população que tenha cuidado com as informações que chegam através de redes sociais, e que tenham maior atenção às fontes das informações antes de compartilhar mensagens que falem sobre as vacinas, para não passar adiante notícias mentirosas que estimulem as pessoas a não se vacinarem. Muitas pessoas acreditando em notícias mentirosas acabam evitando se vacinar, ou vacinarem seus filhos, ficando assim desprotegidos contra sérias doenças”, destacou a superintendente.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro