Juazeiro/BA, 22 de setembro de 2020


Covid-19

Serviços oferecidos pela SEDES fortalecem a cidadania em Juazeiro

ASCOM em 19/dez/2019

Eneida Trindade/SEDES

Durante todo o ano de 2019, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, desenvolveu uma série de ações e serviços a fim de garantir e fortalecer a cidadania da população. A SEDES é responsável pela Política Municipal de Assistência Social e pela normatização e articulação das ações governamentais e não-governamentais, com a missão de promover o bem-estar social e econômico da população em estado de vulnerabilidade.

“Trabalhamos com duas vertentes de assistência. Uma é a proteção básica, que busca prevenir situações de risco e a outra é a proteção especial, destinada a famílias e pessoas que se encontram em situação de risco pessoal e social. Além disso, ainda atuamos no fortalecimento das políticas públicas voltadas para as mulheres, crianças e jovens, pessoas com deficiência e público LGBT. Em 2019, nós vivenciamos muitos desafios a frente da Secretaria, mas ficamos felizes em poder dizer que, com o apoio do nosso prefeito Paulo Bomfim, conseguimos superamos vários deles”, avaliou a titular da SEDES, Cida Gama.

Entre os serviços oferecidos pela Secretaria estão os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), que trabalham para prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social. Com cinco unidades distribuídas em regiões estratégicas, nos bairros João Paulo II, Malhada da Areia, Quidé, Tabuleiro e Itaberaba, os CRAS atenderam cerca de 40 mil famílias durante o ano, em ações como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que conta com 27 grupos no município.

Na Casa do Bolsa Família, a Secretaria atende usuários do programa, do Cadastro Único e de outros serviços e benefícios oferecidos à população. Já no restaurante Popular, que é mais uma ação de proteção básica ao cidadão, a secretaria oferta cerca de 700 refeições por dia, a um preço simbólico de R$ 1,50, as duas unidades do Serviço, no João Paulo II e no Centro da cidade.

Do ponto de vista da Proteção Especial, são mantidos serviços como o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), o Centro Integrado de Assistência à Mulher (CIAM), as Unidades de Acolhimento Institucional (Rosa Menina e Messe de Amor), Casa Abrigo para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, Centro POP.

A Casa dos Conselhos é uma instância municipal de caráter permanente que presta atendimento no que diz respeito ao controle social dos conselhos, dos fóruns e dos comitês municipais vinculados à Secretaria. Além da Casa dos Conselhos o Conselho Tutelar tem como finalidade principal zelar para que as crianças e os adolescentes tenham acesso efetivo aos seus direitos.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade desenvolve ainda outros programas, implantados pelo prefeito Paulo Bomfim, que vem melhorando a vida de muitos juazeirenses. Um deles é o Qualifica Mais, programa de qualificação profissional que já capacitou cerca de 3 mil pessoas desde o seu lançamento há dois anos. Em 2019 já foram realizadas 49 oficinas, com mais 1.200 jovens capacitados para o mercado de trabalho.

Com o programa Transformar, o município já entregou 7 residências totalmente adaptadas para pessoas com deficiência, e com o Criança Feliz já realizou aproximadamente 800 atendimentos, a fim de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. Já o Social em Movimento, que integra o Programa Cuidar da Gente e acontece de forma itinerante, tem levado os serviços disponíveis dentro dos equipamentos municipais para mais perto das comunidades.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro