Juazeiro/BA, 30 de setembro de 2020


Covid-19

Serviços ligados a Secretaria de Saúde de Juazeiro celebram o São João

ASCOM em 27/jun/2017

Andréa Meireles/PMJ

Comemorar o São João com comidas típicas, quadrilhas e muito forró, é uma das tradições culturais mais marcantes do Nordeste. Com intuito de celebrar esta data e trazer alegria para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), diversos serviços ligados à Secretaria de Saúde de Juazeiro realizaram festejos juninos.

Na casa do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), residência de apoio aos pacientes de Juazeiro que estão sendo acompanhados em Salvador, por exemplo, a festa contou com muito forró. “Foi um momento de integração entre os moradores. Fizemos comidas típicas, decoramos a casa e ligamos o som. Todos brincaram muito e ficaram muito satisfeitos”, conta Camila Oliveira, cozinheira da casa.

No Hospital da Criança, a data foi comemorada com um café da manhã para os servidores. A atividade também contou com a participação da secretária de Saúde de Juazeiro, Fabíola Ribeiro. “Esse tipo de confraternização é muito importante, pois contribui para a saúde mental do servidor e reflete, inclusive, no acolhimento ao usuário”, afirma.

As Unidades Básicas de Saúde da sede e do interior também não deixaram o São João passar em branco. Os postos do NH1, NH2 e do bairro Santo Antônio, por exemplo, realizaram o São João do hiperdia. De acordo com a enfermeira do NH1, Sammia Carvalho, a ação na unidade foi também um momento educativo.

“Nós fizemos o arraia para o grupo do hiperdia, que abrange hipertensos e diabéticos. Antes da quadrilha, fizemos jogos de conhecimento e pontuamos quem mais aprendeu durante o semestre. Só depois servimos as comidas típicas. Tudo foi light, seguindo as restrições, de acordo com o que os pacientes podiam comer”, explica.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro