Juazeiro/BA, 24 de novembro de 2020


Covid-19

Série de palestras sobre racismo institucional capacita G7arda Municipal

ASCOM em 14/set/2019

Por Fabiana Diniz/SEDES

Com o objetivo de promover discussões acerca do racismo e assuntos correlacionados com a população negra e cumprindo a programação da ações e estratégias elaboradas pela Guarda Municipal como proposta para o Plano Municipal de Igualdade Racial de Juazeiro, foram realizadas no quartel da Guarda Municipal, nesta quinta e sexta-feira (12 e 13), várias palestras abordando a temática do racismo institucional, o Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa e a violência contra meninas e mulheres negras. As atividades foram realizadas em uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) e Rede Sertão do São Francisco de Combate ao Racismo Institucional.

As palestras foram ministradas pela diretora de Diversidade da SEDES, Luana Rodrigues e pela presidente do COMPIR Márcia Guena. Segundo as palestrantes, a receptividade dos profissionais foi marcante. “Foi um momento de formação muito proveitoso, colocamos várias questões ligadas ao estatuto, à política de mulheres e a história do racismo estrutural no Brasil. A aceitação foi fantástica, foram feitas correspondências com a atuação cotidiana e acredito que eles saem daqui tocados por toda temática abordada”, afirmou Márcia Guena.

Para Luana Rodrigues esse momento é uma avanço para o município. “É uma conquista. Já estávamos tentando construir há muito tempo esse momento com setores de segurança e a Guarda foi o primeiro a nos contactar. Foi um momento muito importante, construímos um debate caloroso que vai refletir diretamente na prática da Guarda Municipal de Juazeiro”, completou.

Para Hermínia Dias, guarda municipal, foi um momento proveitoso e enriquecedor. “O nosso inspetor-chefe Israel Marcos abraçou essa causa por que sabe que é importante ter essas informações para atuar de forma ainda mais respeitosa com a população negra, que é a maioria no nosso município. A segurança pública precisa dessas informações, que as vezes temos apenas de forma parcial, e trazer um especialista enriquece muito e traz informações que podemos colocar em prática no dia a dia. Na nossa atuação, precisamos desse cuidado e de conhecimento.”

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro