Juazeiro/BA, 28 de setembro de 2020


Covid-19

Seminário sobre Segurança Alimentar reúne representantes dos dez municípios do Território Sertão do São Francisco em Juazeiro

ASCOM em 10/out/2017

Lene Radina/ ASCOM ADEAP

Com o objetivo de discutir a segurança alimentar enquanto política pública para o Território Sertão do São Francisco, o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) – órgão vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) em parceria com o Território, realizou nesta segunda-feira (09), no auditório da Secretaria de Educação (SEDUC) de Juazeiro, o seminário para implantação do SISAN – Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional e elaboração do Plansan – Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

“O nosso objetivo é fazer um conjunto de políticas públicas que de fato alcance o cidadão que está em situação de insegurança alimentar. Iremos concluir o plano, que é um dos requisitos para aderir ao sistema, o qual já foi solicitado. Dentro do nosso organograma já realizamos a conferência, obtivemos o conselho municipal, a câmara setorial composta pelos secretários municipais e o fórum. Agora estamos dando continuidade às discussões”, relatou o presidente do Consea/BA José Moacir dos Santos.

Na ocasião foram discutidos os principais gargalos que dificultam uma alimentação apropriada para a população, resultando na desnutrição por falta de alimento ou por obesidade e o sobre peso por falta de uma alimentação adequada e saudável. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix, a segurança alimentar precisa ser trabalhada em todas as cadeias.

“É preciso garantir alimento com qualidade, produzido pelos próprios produtores e livre de agrotóxicos. O município de Juazeiro já deu um passo fundamental que é a criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e o pedido de autorização para a construção do Plano Municipal de Segurança Alimentar. A prefeitura tem desenvolvido um trabalho sério em prol dessa questão, a exemplo da implantação das hortas comunitárias e da realização da feira semanal de orgânicos, buscando fazer sua parte e vai fazer mais ainda com a construção do plano”, destacou o secretário.

O seminário que teve a participação de secretários municipais, representantes de instituições públicas e sociedade civil organizada dos dez municípios que compõe o Território Sertão do São Francisco (Uauá, Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé e Sobradinho), contou com a participação e sugestões de todos os presentes.

 

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro