Juazeiro/BA, 17 de setembro de 2019


Seminário do Itaú Social e ICEP vai elaborar diagnóstico da rede municipal de ensino de Juazeiro

ASCOM em 01/abr/2019 -

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC

Nesta segunda e terça-feira (01 e 02), o Itaú Social e o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) realizam o ‘Seminário de Sensibilização e Mobilização da Rede’, que faz parte das ações do Programa Melhoria da Educação. O evento reúne no auditório da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC), gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores, equipe técnica pedagógica, pais e alunos da sede e interior do município, para levantar dados que irão subsidiar as ações do Programa.

De acordo com a presidente do ICEP, Elizabete Monteiro, o instituto trabalha há mais de 20 anos para tornar realidade o sonho do acesso à educação pública de qualidade. “Ficamos felizes quando o Itaú Social nos informou que Juazeiro seria um dos municípios que iria desenvolver o Programa. Nosso trabalho agora é juntamente com a equipe da SEDUC, os profissionais da rede e os professores melhorar a aprendizagem dos alunos a partir da formação continuada aliada à mobilização social em Territórios Colaborativos, da disseminação de conhecimentos e da participação no debate político da Educação”, ressaltou Elizabete.

A secretária da SEDUC, Lucinete Alves, ressaltou que “a SEDUC inova em 2019 com essa parceria com o Itaú Social e o ICEP e eu tenho certeza que os índices da Educação de Juazeiro vão melhorar ainda mais, porque esse é um trabalho sério e dedicado realizado pela equipe do instituto aliado com o trabalho que a nossa rede já realiza”.

No primeiro dia, foi feita a apresentação Institucional do ICEP, enquanto parceiro técnico do Programa, ressaltando as linhas de atuação e proposta de parceria. Na terça-feira (02), na Escola de Formação de Educadores (EFEJ), serão realizados os ‘encontros de escuta’ com representantes da rede, que pretendem levantar dados sobre a educação do município e fazer um diagnóstico da rede.  O encontro conta com a participação de cerca de 400 profissionais da rede municipal.

A gestora de território do Itaú Social, Roma Júlia falou que o Programa Melhoria da Educação tem o objetivo de fortalecer as secretarias municipais de educação para garantir acesso, permanência e aprendizado com equidade para todos. “A Gestão Pedagógica é um dos eixos de atuação do projeto que será desenvolvido em parceria com o ICEP e prevê a formação continuada dos educadores do ensino fundamental (anos iniciais e finais), a formação de professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e equipe técnica da secretaria e a elaboração e sistematização dos referenciais curriculares da rede de educação de Juazeiro, também para os anos iniciais e anos finais”, explicou

O aluno Tiago Bezerra achou muito importante a participação de alguns pais e alunos neste evento. “Tudo que está sendo feito é para melhorar o nosso desempenho e para que a gente aprenda mais. Estou na Escola Argemiro José há 4 anos, sinto que vem melhorando a cada dia, e acredito que com essas formações a nossa escola vai ficar show”, disse.

A coordenadora pedagógica, Adriana Martins também ficou satisfeita com essa parceria. “Sabemos o trabalho de excelência que a nossa rede desenvolve, são muitos avanços que já conseguimos. Agora com essas duas instituições que já têm trabalhos importantes desenvolvidos na Educação, os nossos resultados vão melhorar”, finalizou.

Logo-Juazeiro-BA-simples

Copyrigth © 2017 Prefeitura Municipal de Juazeiro