Juazeiro/BA, 25 de setembro de 2020


Covid-19

Seminário de Formação de Conselheiros Municipais de Educação reúne dezenas de municípios em Juazeiro

ASCOM em 20/set/2017

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC

Realizado nestes dias 19 e 20, no Centro de Cultura João Gilberto em Juazeiro, o ‘Seminário de Formação de Conselheiros Municipais de Educação’, mais uma etapa do Projeto Saber Melhor, uma iniciativa do Ministério Público Estadual, da União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), em parceria com o Conselho Municipal de Educação de Juazeiro (CME) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME). O Seminário contou com a participação de conselheiros de 27 municípios baianos da região Norte.

Durante a abertura, a secretária de Educação e Juventude (SEDUC) de Juazeiro, Lucinete Alves – representando o prefeito Paulo Bomfim, ressaltou que o monitoramento dos Planos Decenais de Educação é política pública de Estado imprescindível para que as melhorias sejam possíveis, mas que sem recursos financeiros, dificilmente as metas serão cumpridas. “O maior desafio dos Planos Municipais de Educação  perpassa pelo financiamento. A valorização profissional vai além dos salários que são pagos aos profissionais que trabalham na educação. Precisamos de investimentos diversos, pois sem os recursos necessários, nossas metas ficarão comprometidas”, avaliou Lucinete que parabenizou as instituições pela iniciativa do evento e endossou a importância dos encontros de formação para o fortalecimento da Educação no Estado.

Com o tema ‘O Papel dos Conselheiros Municipais de Educação no monitoramento, implementação e fiscalização dos Planos Municipais de Educação’, o evento conta com a participação dos conselheiros do CME dos municípios baianos da região, representantes da Câmara de Vereadores, SEDUC, do Conselho Tutelar, Fundeb, Ministério Público, Conselho de Alimentação Escolar e da APLB.

O dirigente municipal de Educação de Elísio Medrado e presidente da Undime Bahia, Williams Panfile Brandão informou que este é o 5º Encontro que a UNDIME está apoiando a UNCME. “Quando tratamos de Educação estamos falando de uma atividade que se desenvolve nas escolas, porém o resultado destes investimentos precisam ultrapassar as paredes da escola, por isso precisamos estar atentos aos nossos Planos Decenais de Educação. Quero parabenizar o trabalho que a secretária e representante da UNDIME na região, Lucinete Alves vem desenvolvendo na Educação. Juazeiro tem alcançado pelos inúmeros avanços, principalmente na Educação Infantil, que é referência para outros municípios.”, destacou Williams.

Uma das palestras realizadas, o ‘Cenário atual da educação brasileira:  os desafios da garantia do direito à educação/aprendizagem e o papel dos conselhos municipais de educação’, foi ministrada por Dra. Alda Pepe, representante do Ministério Público. A professora Vitória Brandão, da UNCME também participou do evento.

Os alunos da EMEI Leni Lopes, das escolas Tancredo Neves e Aprígio Duarte realizaram apresentações culturais durante o Seminário. A presidente do CME de Juazeiro, Rosilda Carvalho agradeceu a participação dos municípios e palestrantes. “O Seminário foi muito positivo, com temáticas e debates importantes. São ações como estas que fortalecem os Conselhos, e consequentemente contribuem cada dia mais com uma Educação de qualidade para as nossas crianças e jovens”, finalizou Rosilda.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro