Juazeiro/BA, 27 de setembro de 2020


Covid-19

SEMAURB realiza retirada de abelhas no interior de Juazeiro

ASCOM em 09/abr/2020

Por Gardennia Garibalde/SEMAURB

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) continua com os trabalhos de retirada de abelhas presentes em locais públicos e residências na sede e interior do município. Na quarta-feira, 07, a equipe de fiscalização de meio ambiente da SEMAURB atendeu a um chamado da comunidade de Juremal para retirada de um enxame de abelhas do tipo Italiana – Apis mellifera ligustica.

De acordo com o gerente de fiscalização da SEMAURB, Hudson Duarte, somente este ano cerca de 20 enxames já foram retirados em diversos bairros e distritos de Juazeiro. “Recebemos denúncias da comunidade e também a equipe do Corpo de Bombeiros que, sempre que recebe chamados dessa natureza, encaminha para a SEMAURB. Realizamos o trabalho de captura para soltar no ambiente propício para as abelhas e sem perigos para a população, só fazemos extermínio do enxame em caso extremamente necessário”, explicou Hudson Duarte.

Joana Angélica Souza é moradora do distrito Juremal e fez questão de acompanhar o trabalho da equipe para retirar as abelhas. “Não tinha conhecimento do trabalho desenvolvido pela Prefeitura. Ligamos para os Bombeiros que nos indicaram a SEMAURB. Toda comunidade ficou satisfeita com o trabalho, pois as abelhas vinham atacando constantemente a comunidade e quem passava pela área em que o enxame estava localizado”, declarou a dona de casa.

O titular da SEMAURB, Gilson Araújo, destaca que a ação tem como foco a preservação do meio ambiente e a segurança da população. “Um dos pilares da gestão do Prefeito Paulo Bomfim é melhoria da vida dos juazeirenses e a retirada de abelhas, influi diretamente, uma vez que elas oferecem perigo fora do seu habitat. O mais importante é que estamos conseguindo removê-las sem nenhum prejuízo ao meio ambiente”, destacou o secretário.

O cidadão juazeirense que queira realizar alguma denúncia sobre presença de abelhas em algum lugar da cidade pode entrar em contato com a SEMAURB através do telefone (74) 3612 3581 ou pessoalmente na sede da secretaria que fica na Rua Oscar Ribeiro, s/n, Centro.

Mais – Apesar de parecerem inofensivas, as abelhas podem representar mais perigo do que se imagina. Pessoas hipersensíveis podem inclusive morrer de uma única ferroada.  De acordo com especialistas a picada pode provocar dor, inchaço e vermelhidão na pele. Em casos de múltiplas picadas, podem ocorrer manifestações sistêmicas, devido à grande quantidade de veneno. Em casos mais graves podem ocorrer choque e insuficiências respiratória e renal agudas.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro