Juazeiro/BA, 26 de setembro de 2020


Covid-19

SEMAURB realiza fiscalização em feiras livres e zonza rural de Juazeiro durante o final de semana

ASCOM em 18/maio/2020

Por Gardennia Garibalde/SEMAURB

Desde a publicação do primeiro decreto de enfrentamento ao coronavírus (Covid-19), assinado pelo Prefeito Paulo Bomfim no dia 17 março, a Prefeitura de Juazeiro vem ampliando seus esforços com a adoção de medidas para coibir a propagação do vírus na cidade. Entre as medidas adotadas estão o distanciamento social, através do fechamento do comércio.

Para garantir o cumprimento desta medida equipes de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) em parceira com a Guarda Civil Municipal estão diariamente nas ruas, tanto na sede como no interior, vistoriando os locais de grande fluxo de pessoas, autorizados a funcionar. Neste final de semana os fiscais concentraram os trabalhos na Orla II onde realizaram a interdição de diversos equipamentos e estabelecimentos, no interior do município e também nas feiras livres.

Na sexta-feira (15) as equipes de fiscalização estiveram na sede do distrito de Maniçoba e nos povoados de Campos, Lagoa da Pedra, Jatobá, Conchas e Cachoeirinha. “Com base nas denúncias que recebemos e também nas tendências de fluxo e aglomerações de pessoas, passamos a traçar durante a semana, um cronograma de fiscalização para os finais de semana, o que tem otimizado muito o nosso trabalho”, explica o coordenador acrescentando que entre sexta e domingo “mais de 200 denúncias chegaram ao setor de ordenamento urbano entre ligações e mensagens de aplicativo”, acrescenta Marcos Leite.

Já no sábado as equipes de fiscalização percorreram durante a manhã a zona comercial de Juazeiro e a feira livre no bairro Alto da Maravilha. No turno da tarde foi a vez da Cachoeira do Salitre receber as equipes de fiscalização. “A população vem contribuindo muito denunciando, principalmente as aglomerações, como foi o caso da Cachoeira do Salitre que, mesmo interditada muitas pessoas de outros municípios ainda se deslocam para o ponto turístico. A população preocupada denuncia e a equipe vem para orientar, fazer a dispersão e checar se tem algum comerciante insistindo em descumprir as orientações dos decretos municipais”, destaca Marcos Leite.

No domingo a fiscalização teve como foco principal as feiras livres dos bairros Piranga II e Alto do Alencar e atendimento de denúncias que foram voltadas para bares e aglomerações por festas.

“Estamos traçando nossas metas de fiscalização com base no cenário apresentado, o que vem surtindo um grande efeito. Já notamos uma diminuição nas denúncias em relação à abertura de comércios. A população vem fazendo a sua parte e nós continuamos com fiscalização intensa para orientar e dispersar os que ainda insistem em não cumprir as determinações. De nada adianta o trabalho de fiscalização a população não fizer a sua parte e ficar em casa, então mais uma vez fazemos um apelo a todos fiquem em casa e só saia se realmente for necessário”, avalia o titular da SEMAURB, Gilson Araújo.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro