Juazeiro/BA, 30 de outubro de 2020


Covid-19

SEMAURB realiza evento educativo no Dia Mundial de Meio Ambiente em Juazeiro

ASCOM em 05/jun/2017

Débora Sousa/ SEMAURB

No dia dedicado ao Meio Ambiente (05), a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano de Juazeiro realizou na Praça Barão do Rio Branco ações educativas para o descarte correto de resíduos sólidos, embalagens de agrotóxicos, apresentações artísticas e culturais, amostra de fauna e flora da Caatinga, exposições de produtos com materiais recicláveis e doação de mudas.

O evento que contou com a parceria da CEREST, Vigilância Sanitária, ACAVASF, AGROVALE, SAAE, Casa do Artesão e o 72º BI, teve como objetivo levar para as ruas as informações necessárias para se viver em um espaço com mais conscientização ambiental.

A ação chamou a atenção de populares que circulavam na área, como a comunitária Helena Sousa. “Sem o meio ambiente não existe vida, por isso devemos cuidar dos animais, das nossas plantas, sem esquecer a água, em especial o nosso Rio São Francisco”, disse. Para a Professora Maria da Luz os cuidados com o espaço devem ser diários. “Devemos nos preocupar com o meio ambiente todos os dias e iniciarmos esses cuidados em nossas casas, ensinando nossos filhos, amigos, irmãos que o meio ambiente é nossa casa e se não cuidarmos não deixaremos nada para as futuras gerações”, completou.

O Batalhão de Infantaria Motorizada de Petrolina trouxe para a amostra animais e plantas típicas da região. Para o sargento Josenilton Rodrigues, o trabalho da instituição é voltado para a educação ambiental. “Trabalhamos com crianças, adolescentes e adultos e dentro das nossas instalações temos o parque zoobotânico onde constam 135 animais e 50 espécies de plantas da Caatinga, além de uma trilha que temos dentro deste parque. Tudo isso para que tenhamos um ambiente mais habitável daqui a 25 anos”, pontuou.

O material utilizado pelos artesãos em Juazeiro, além de embelezar o espaço são elaborados com material reciclável. O que as empresas que trabalham com couro descartam, esses artesãos compram e transformam em arte, como é o caso da artesã Neura Alves. “Além de ser uma forma de ocupar nossas mentes, ganhamos um dinheirinho e contribuímos com o meio ambiente. Todas essas peças são feitas com o couro que seria jogado no lixo, nós compramos e reutilizamos”, explicou a artesã que trabalha com a reciclagem do couro há 6 anos.

O evento ainda contou com a distribuição de 200 mudas, conversas e distribuição de panfletos com dicas para cuidar do meio ambiente. “Estaremos até o próximo dia 21 com atividades educativas e de conscientização em todo o município. Queremos poder contar com a população nessa luta diária de preservação da nossa fauna e flora”, externou o secretário.

A SEMAURB estará distribuindo 800 mudas durante os demais de atividades por todos os distritos e para a população interessada. As ações educativas terão continuidade nesta terça-feira (06) no Distrito de Juremal e encerará com a amostra de cinema no dia 21 de junho em Abóbora.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro