Juazeiro/BA, 26 de setembro de 2020


Covid-19

SEMAO e o grupo Abadá Capoeira realizam plantio de árvores nativas na Orla de Juazeiro

ASCOM em 06/mar/2017

Débora Sousa/PMJ

Neste Domingo, 15, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAO) em parceira com o Grupo Abadá Capoeira realizou o plantio de 20 árvores na Orla I da cidade. O replantio foi para compensar a retirada das Algarobas, considerada planta invasora. Dentre as novas espécies plantadas estão: Ipê roxo, Catingueira, Jatobá e Juazeiro.

Logo cedo a equipe de fiscalização ambiental iniciou o processo de abertura dos locais onde seriam plantadas as árvores com mudas doadas pela Coelba – uma vez que o viveiro do grupo de Neoenergia possuí inúmeras plantas com mais de 2m, o que dispensa o uso de cercado entorno da árvore. Após a abertura dos locais foi realizado a preparação para que as mudas pudessem ser plantadas, um trabalho a várias mãos.

As mudas foram plantadas em seu novo habitat e a ação que chamou a atenção de quem passava pelo local. “É a primeira vez que eu vejo um plantio aqui e outra coisa positiva foi a retirada das Algarobas. Nós enquanto pescadores não podíamos nem passar aqui com medo, agora ficou maravilhoso e, para nós moradores cabe aguar e zelar para que ninguém destrua”, explicou o pescador Cacilde Silva.

Para um bom trabalho de fiscalização dos bens públicos é de fundamental a participação da população, além do cuidado e da valorização com das melhorias implantadas.  Com esse pensamento o integrante do grupo Abadá Capoeira, Francisco Alex, participou desde o inicio do plantio pela primeira vez. “Achei bem legal e no futuro teremos mais sombra e pode ser até um local para  realizar eventos. Espero que a população possa cuidar, para que possamos ter uma cidade mais verde”, pontuou.

O trabalho de reconstituição da mata ciliar é muito importante aliado ao envolvimento da população no processo de arborização. “Quando a população se sente parte, ela não só planta, ela também cuida e ela tem um desafio de plantar e é nisso que estamos trabalhando – a vertente que foi discutida no Conselho de Meio Ambiente, a união com a população, a exemplo da parceria com o grupo Abadá Capoeira que se dedicou e nos ajudou a realizar esse plantio deixando o espaço ainda mais harmônico e ecológico ao som do berimbau, atabaque e pandeiro”, enfatizou Agenor Souza, Secretário da SEMAO.

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro