Juazeiro/BA, 26 de setembro de 2020


Covid-19

Semana do Bebê: Gestantes do João XXIII participam de atividades educativas

ASCOM em 16/maio/2017

Andréa Meireles/PMJ

Entre as atividades programadas para a Semana do Bebê de Juazeiro, nesta terça-feira (16) as gestantes que moram no bairro João XXIII, em Juazeiro, participaram de atividades educativas na Unidade de Saúde da localidade. Na ocasião, além de uma oficina de ioga, também foram realizadas uma roda de conversa sobre o emocional da mulher gestante e uma dinâmica sobre o cuidado com o próximo.

Para Elen Tainá, que está grávida de sete meses, foi um momento enriquecedor. “Gostei muito de aprender as técnicas de ioga que a professora nos ensinou. Ela disse que vai ajudar no trabalho de parto, por isto, vou continuar praticando em casa os exercícios que aprendi aqui”, afirma. Pâmela Mayara, que está no sexto mês de gestação, concorda. “É um momento muito bom. Estou aprendendo muito e pude tirar minhas dúvidas sobre o que vai acontecer na hora do parto”, conta.

A professora da Univasf e psicóloga, Maria Theodora Gazzi, ficou à frente da oficina de ioga e da roda de conversa. Na ocasião, foram realizados exercícios respiratórios, de soltura de quadril e de relaxamento. Além disso, foi travado um bate-papo sobre o protagonismo da mulher na hora do parto e como a ioga pode auxiliar durante a gestação. “Todos os exercícios que foram passados ajudam a mulher a ficar tranquila na hora do parto, visto que ela passa a entender os movimentos do próprio corpo”, explica.

A Semana do Bebê é uma ação integrada entre a Secretaria de Saúde (Sesau), a Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) e a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedis). A programação conta com oficinas, rodas de conversa e palestras, que têm o objetivo de garantir o direito da criança, abordando temáticas direcionadas para a mãe.

Ainda nesta manhã, foram desenvolvidas atividades na Maternidade, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Malhada da Areia e do Quidé e na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Ana Maria Morgado. Já nesta tarde, a partir das 17h, na Câmara Municipal de Vereadores, será realizada uma audiência pública com o tema: ‘Humanização além do parto: O que podemos fazer para avançar?’, com a participação da diretora médica da Maternidade, Fabíola Ribeiro. A audiência irá contar com uma intervenção da equipe do Núcleo de Educação e Promoção em Saúde (Neps).

A Semana do Bebê de Juazeiro ainda conta com a parceria da Câmera de Vereadores de Juazeiro, Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA).

 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro