Início Semana do Bebê em Juazeiro: concurso vai premiar criações artísticas de crianças de 04 a 06 anos

26/04/2021 13h20 Atualizado há 3 anos atrás

A Prefeitura de Juazeiro vai promover de 09 a 16 de maio, a Semana do Bebê, com o tema “Os Impactos da Pandemia no Desenvolvimento da Primeira Infância”. O evento faz parte do calendário do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e também uma Lei Municipal 2.377 de 2013. A proposta da semana é desenvolver durante a semana ações que priorizem as crianças de  0 a 6 anos,  a exemplo de palestras, rodas de conversas  e oficinas voltadas à gestantes e mulheres no pós parto.

Na programação, está o concurso “Brincando eu me desenvolvo”, onde crianças de 04 a 06 anos poderão enviar através do e-mail concursosemanabebe@gmail.com, vídeos e  fotos de desenhos e poemas, e também músicas. Todas as regras do concurso estão disponíveis no site da Prefeitura de Juazeiro – https://www.juazeiro.ba.gov.br/  e nas redes sociais – @prefeituradejuazeiro.

De acordo com a coordenação da Semana do Bebê da Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro, a proposta é envolver as famílias do município, despertando a importância do ‘brincar’ para o desenvolvimento físico e intelectual das crianças nessa faixa etária. “A comissão organizadora vai eleger um representante de cada categoria de criação, ou seja, desenho, poema e música, e serão escolhidas as três categorias, o primeiro lugar. Cada premiado receberá um brinquedo e um livro”, explica a coordenadora da campanha, Anne Azevedo.

Outras ações

A programação inclui ainda o evento “Bebê prefeito”, com a entrega simbólica da chave da cidade ao primeiro bebê nascido no dia 09 de maio de 2021, além de um kit enxoval ao Bebê prefeito, dentro dos critérios estabelecidos  pelo Unicef. “De acordo com  os critérios, a mãe deve ter mais de 20 anos, ter feito pelo menos sete consultas no pré-natal e ter tido o bebê, preferencialmente, por parto normal e estar amamentando. A criança também precisa ser registrada ainda na maternidade municipal. A visita à mãe e ao bebê deverá ocorrer ainda no estabelecimento de saúde, com a entrega simbólica da chave da cidade ao recém-nascido”, finaliza Anne.

Durante toda a Semana do Bebê, acontecerão palestras remotas através do YouTube da Prefeitura de Juazeiro, com abertura dia 10 de maio, às 9h30, com a primeira palestra “Os impactos da pandemia no desenvolvimento da primeira infância”, presidida pela psicóloga do município, Paula Matos.

A Semana do Bebê envolve as secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social de Juazeiro. O encerramento será feito com uma ação social, num ‘drive trhu’, que será montado em frente à Secretaria de Desenvolvimento Social, ao lado da catedral de Juazeiro, no dia 14 de maio, para a arrecadação de fraldas e kits de higiene para bebês. Os kits arrecadados serão revertidos para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Texto: Maria Lima – Ascom/Sesau/PMJ