Juazeiro/BA, 25 de setembro de 2020


Covid-19

Semana do Bebê discute sobre o ambiente virtual como espaço educacional em Juazeiro

ASCOM em 12/maio/2020

Por Emanuelle Lustosa/SEDUC

Nesta terça-feira (12), segundo dia das ações da ‘10ª edição da Semana do Bebê’, em Juazeiro, foi realizada mais uma live transmitida pelas redes sociais da Prefeitura Municipal, com o tema ‘O ambiente virtual como espaço educacional e colaborativo no contexto da COVID-19’, que contou com a participação do professor da Univasf, Marcelo Ribeiro, da assessora de Educação Infantil da SEDUC, Miranery Amorim e dos internautas.

Com o tema ‘Famílias na convivência do distanciamento social e prevenção da COVID-19’, o evento acontece até a próxima sexta-feira (15), com a realização de discursões virtuais, trabalhando temas de forma intersetorial com representantes das Secretarias de Saúde (SESAU), Educação e Juventude (SEDUC) e Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES).

Apesar de ter as atividades adaptadas este ano, a Semana do Bebê segue com o objetivo de garantir e fortalecer o desenvolvimento infantil como prioridade do município. “Tivemos uma discussão muito positiva com o nosso convidado, o professor Marcelo Ribeiro, que tem sido parceiro ao longo desses 10 anos da Semana do Bebê aqui em Juazeiro. Enquanto Secretaria de Educação estamos discutindo temáticas para orientação aos pais e educadores sobre a primeira infância, tentando minimizar essa nova realidade que estamos vivendo devido à pandemia. Quero parabenizar a Comissão do evento que tem a frente também as secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social”, destacou a assessora da SEDUC, Miranery.

O professor Marcelo parabenizou a Prefeitura de Juazeiro pela iniciativa da realização de mais uma edição da Semana do Bebê. “É importante que mesmo diante das dificuldades que estamos enfrentando com a pandemia, a Educação possa criar ações para atender de alguma maneira os estudantes, e o ambiente virtual pode ser uma das possibilidades, mas precisamos saber usar essa tecnologia de maneira adequada. Observamos que as pessoas estão sendo criativas e a rede municipal de Juazeiro tem demostrado isso, realizando gravações de videoaulas com os professores da rede. Essa ação possibilita a reaproximação com os alunos, os pais, e dessa maneira cuidamos das relações, independente do conteúdo que o aluno precisa aprender. O ambiente virtual é uma oportunidade para os professores aprenderem a utilizar essa ferramenta de forma adequada”, avaliou Marcelo.

Entre as atividades que serão desenvolvidas ao longo da semana, estão: um ‘Mamaço’ virtual, lives com profissionais de saúde, educação e assistência social sobre a temática, produção de vídeos educativos, entre outros. 

Nesta quarta-feira (13) acontece às 9h, a live no Instagram da Prefeitura, com os temas: “Famílias unidas na prevenção da COVID-19”, com o médico da Atenção Básica, Salvador Carvalho e “As crianças aprendem o que vivenciam”, com a psicóloga e superintendente da SESAU, Lorena Pesqueira.

A Semana do Bebê o é uma das principais estratégias do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, em parceria com a Prefeitura e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), para assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade. 

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro