Juazeiro/BA, 01 de outubro de 2020


Covid-19

Semana do Bebê de Juazeiro completa 10 anos e traz atividades virtuais voltadas ao combate à COVID-19

ASCOM em 09/maio/2020

Por Fabiana Diniz/ SESAU

A Semana do Bebê, realizada anualmente em Juazeiro na segunda semana de maio, completa em 2020, 10 anos de implantação no município. Este ano a ação irá abordar o combate e enfrentamento ao coronavírus trazendo como tema: ‘Famílias na convivência do distanciamento social e prevenção da COVID-19’. As atividades do evento intersetorial articulado pelas Secretarias de: Saúde (SESAU), Educação e Juventude (SEDUC) e a de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) acontecerão entre os dias 11 e 15 através de plataformas virtuais em decorrência das medidas restritivas de combate à pandemia.

Apesar de ter as atividades adaptadas este ano, a Semana do Bebê segue com o objetivo de garantir e fortalecer o desenvolvimento infantil como prioridade do município. O evento é uma das principais estratégias do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, em parceria com a Prefeitura e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), para assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade. “Nossa intenção é, mesmo nesse novo contexto que estamos vivendo, não deixar de levar conhecimento para a população e falar sobre a importância dessa semana para os indicadores de saúde, sociais e da educação. As atividades serão educativas, envolvendo pais e filhos, trataremos da temática do combate à COVID-19 nas 3 áreas envolvidas. Serão momentos de esclarecimentos e também de conscientização para todos nós”, afirmou a superintendente de Gestão de Pessoas da SESAU, Lorena Pesqueira. 

Entre as atividades da Semana, estão: um ‘mamaço’ virtual, lives com profissionais de saúde, educação e assistência social sobre a temática, produção de vídeos educativos, entre outros. “A preocupação neste momento é a proteção à criança de forma integral. Além da questão do vírus, faz-se necessário instruir os pais para uma boa convivência com os seus filhos, bem como orientar também os educadores para o uso das novas tecnologias, como  um espaço educativo e colaborativo. Trabalharemos temas bem voltados para esse novo contexto”, frisou a  assessora de Gestão da  Educação infantil da SEDUC, Miranery Amorim.

Ao longo dos 10 anos de realização da Semana do Bebê no município, foram desenvolvidas inúmeras ações buscando fortalecer os cuidados com as crianças no período da primeira infância, com temáticas como a mortalidade infantil, aleitamento materno, gravidez na adolescência, formação de vínculo e estimulação do bebê, através de oficinas, palestras, atividades lúdicas e culturais.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro