Juazeiro/BA, 25 de setembro de 2020


Covid-19

Segunda fase da pesquisa IBOPE é concluída e nenhuma das 250 testagens realizadas pelas equipes foi positivada em Juazeiro

ASCOM em 09/jun/2020

Débora Sousa/SESAU

A Secretaria de Saúde informa que no último domingo (07), os profissionais do IBOPE inteligência e da Universidade Federal de Pelotas (RS) finalizaram a segunda etapa da pesquisa em Juazeiro. Ao todo foram 250 pessoas entrevistadas com teste rápido para a COVID 19 realizados e nenhuma testou positiva para a doença.

A pesquisa aconteceu entre os dias 04 e 07 de junho. Na zona urbana os profissionais entrevistaram e testaram pessoas em 70 ruas pelos mais diversos bairros da cidade. Na zona rural estiveram nos distritos de Carnaíba do Sertão, Massaroca e Juremal. 

Para a enfermeira coordenadora da pesquisa em Juazeiro, Viane Bezerra, os dados coletados na cidade logo serão divulgados pelo IBOPE inteligência. “Essa pesquisa está acontecendo em 133 municípios e Juazeiro foi contemplada. Já foram realizadas duas fases da pesquisa: uma em maio e esta que concluímos. Juntando as duas fases, temos um dado de mais de 500 pessoas testadas e todas tiveram resultado negativo para a COVID19”, explicou.

A pesquisa é realizada de maneira aleatória, através de dados enviados pelo IBGE, com localização. Através de um sistema da equipe há o sorteio automaticamente para qual casa os profissionais devem se dirigir. A pesquisa e o teste são voluntários, ou seja, as pessoas não são obrigadas a responder aos dados e nem tão pouco fazer o teste, mas estão recebendo à equipe e aceitando fazer a coleta.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde de Juazeiro, Tatiane Malta, a pesquisa acontece de maneira independente, mas com respaldo da secretaria de saúde do município para alinhamento de fluxo caso haja algum positivo durante a pesquisa. “Ressalto que esse levantamento realizado pelo IBOPE inteligência e a Universidade de Pelotas acontece de maneira independente, mas com alinhamento de fluxo com a Secretaria da Saúde. Isso é importante, uma vez que também teremos esses dados para mapearmos nossa cidade, na pesquisa eles estão testando pessoas das mais variadas faixas etárias, sexo, bairros, e isso também irá ajudar”, explicou.

A SESAU informa ainda que foi comunicada sobre uma terceira fase da pesquisa em Juazeiro, está programada para ter início antes do final de Junho.

Logo-Juazeiro-BA

Copyrigth © 2020 Prefeitura Municipal de Juazeiro